Comércio ganha 15 horas de funcionamento ampliado em períodos em que há grande aumento de consumidores nas ruas
Foto: Lojas cheias em vésperas de datas especiais: vendas aumentam consideravelmente nestas épocas – Crédito: Igor Silva
IPATINGA – Foi assinada nesta quarta-feira (24) a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que define os horários ampliados do comércio de Ipatinga para quatro datas, em 2024: Dia da Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. O funcionamento até mais tarde nas vésperas de dias importantes para o empresariado local é fruto de negociação entre o Sindcomércio Vale do Aço e o Seci, sindicatos que representam os patrões e os empregados, respectivamente.
DATAS
Já para o Dia das Mães, celebrado em 12 de maio, o chamado “comércio de rua” funcionará nos dias 09 e 10 de maio, quinta e sexta-feira, das 9h às 20h. No sábado (11), o expediente foi ampliado em quatro horas: 9h às 17h. No Dia dos Namorados, serão três dias de horário especial, 10, 11 e 12 de junho, segunda a quarta-feira, das 9h às 20h.
O Dia dos Pais terá funcionamento estendido na sexta-feira (09/08), das 9h às 20h, e no sábado (10/08), das 9h às 16h. No Dia das Crianças, na quinta e sexta-feira, 10 e 11/10, as empresas abrirão das 9h às 20h.
PESQUISA
Ao todo, conforme esclarece o Sindcomércio Vale do Aço, serão 15 horas a mais em dias que culturalmente registram um fluxo bem maior de pessoas nas ruas do que o habitual. “Realizamos uma ampla pesquisa antes de sentar à mesa de negociação, identificando com os empresários quais seriam os melhores dias para funcionar até mais tarde e de que forma as devidas compensações deveriam ser realizadas”, informa José Maria Facundes, presidente da entidade patronal.
“O que foi definido é a vontade da maioria dos comerciantes que visitamos”, garante o dirigente sindical.
REFORÇO
Preocupado com o fluxo maior de consumidores nas ruas nas vésperas das datas especiais, o Sindcomércio enviou ofícios à Polícia Militar, à Polícia Civil, ao Corpo de Bombeiros, à Secretaria de Serviços Urbanos e meio ambiente e, ainda, às empresas responsáveis pelo transporte coletivo de Ipatinga e região. “Precisamos, nestas épocas especiais para o comércio, de mais policiamento nas ruas, linhas de ônibus além do horário convencional e alternativas para que o trânsito tenha mais fluidez”, pontua Facundes.
FABRICIANO E TIMÓTEO
As negociações de horário especial para as datas comemorativas do comércio em Timóteo e Coronel Fabriciano ainda não foram concluídas.