Cultura

Dança em tempos de pandemia é pauta do 15º Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga

André Martinez, do Laboratório Sociocriativo (São Paulo/SP), vai mediar o Encontro

IPATINGA – A 15ª Edição do ENARTCi (Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga), organizada por Wenderson Godoi e Luciano Botelho – Hibridus Dança (Ipatinga/MG) e Thereza Rocha – UFC (Fortaleza/CE) propõe para este ano a provocação “A dança em tempos de pandemia. Outrora, e agora? – Preparando 2023”. A proposta é um Grupo de Trabalho (GT), com diversas pessoas ligadas à área da dança como artistas, curadores, produtores e pensadores. Este GT irá se reunir, de forma on line, nos dia 13 e 14 de novembro, de 14h às 17h onde discutirão o mote desta edição. Este encontro será transmitido, ao vivo, pelo canal do Youtube do grupo Hiridus Dança que, juntamente com a Fino Trato Produção Cultural, são os produtores desta 15ª Edição.

https://www.youtube.com/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg

“A aposta é a remobilização de nossa força coletiva que, quem sabe, nos permita (em)puxar o futuro e fabular um país com outras coreografias sociais diferentes do desmonte da cultura perpetrado pelo (des)governo neofascista liberal vigente”, diz Thereza Rocha.

“A dança em tempos de pandemia. Outrora, e agora? Preparando 2023” será mediado por André Martinez – Laboratório Sociocriativo (São Paulo/SP) que realizará uma escrita processual à medida que ele for acontecendo, colhendo assim material que já servirá de base para a escrita do documento.

PARTICIPANTES

O grupo de trabalho será composto por diversas pessoas relacionadas à prática da dança. São:

Adriana Banana – FID (Belo Horizonte /MG) – Artista, produtora e curadora. Doutoranda de Artes Cênicas (ECA/USP). Idealizadora do FID – Fórum InterNacional de Dança (1996) e do grupo Ur=H0r (1997).

Carlos Passos – Filó Incubadora Cultural (Ipatinga/MG) – Integrante da Flux Cia. de Dança e da Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura de Ipatinga/MG, desde o ano de 2000 atua na área da dança contemporânea da região na promoção de ações culturais voltadas a apresentações e formações.

Alexandre Molina – Artista da dança, pesquisador e gestor cultural. Professor do Curso de Bacharelado em Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia, instituição em que atua ainda como Diretor de Cultura na Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

Princesa Ricardo Marinelli – Unespar/FAP (Curitiba/PR) – Mostra Paralela/UFU (Uberlândia/MG) – Artista da dança e terrorista do Gênero. É Licenciadx em Educação Física e Mestrx em Educação pela UFPR. Foi bolsista/residente da Casa Hoffmann (2004) e integrou a Couve-flor minicomunidade artística mundial (2005-2012).

Claudia Pires – Porto Iracema das Artes (Fortaleza/CE) – Bailarina, licenciada em Pedagogia e Especialista em Arte-Educação. Coordena os Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes. Atuou ainda, na referida Escola, como coordenadora do Programa de Formação em Dança que inclui o Laboratório de Dança e o Curso Técnico em Dança.

Verusya Correia – Festival de Dança de Itacaré (Itacaré/BA) – Doutoranda e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA. Professora substituta UFSB/CJA (set.2018 – ago. 2020). Idealizadora e diretora artística do Festival de Dança Itacaré.

Marcos Moraes (São Paulo/SP) – Artista do Corpo trabalha como artista, docente, gestor e produtor cultural. Criou e dirige, desde 2013, A Cozinha Performática, Plataforma Colaborativa de Pesquisa e Criação Artística, um modo indisciplinar de fazer artístico colaborativo e experimental.

Waldete Brito – Cia Experimental de Dança Waldete Brito – Artista da dança, graduada em Educação Física, mestre e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Professora de dança na Universidade Federal do Pará. É coordenadora do Encontro Contemporâneo de Dança e diretora artística da Cia. Experimental de Dança Waldete Brito.

Nayse Lopez – Festival Panorama (Rio de Janeiro/RJ) – Jornalista, roteirista e curadora de artes cênicas. Desde 2001 se tornou também curadora e diretora geral de um dos maiores festivais de artes cênicas do Brasil, onde desenvolveu várias expertises na curadoria e organização de eventos de pequeno e grande porte com convidados internacionais.

Jackie Castro – 1,2 na Dança e Horizontes Urbanos (Belo Horizonte/MG) – Produtora e Gestora Cultural, formação acadêmica em Administração de Empresas com Gestão em Esporte, Promoções e Eventos, Graduanda em Filosofia pela Claretiano, Curso de Extensão de Produção e Gestão Cultural. Diretora e Produtora da Mostra Internacional de Solos e Duos – 1, 2 na Dança” desde 2004 e da Mostra Internacional de Dança em Espaço Urbano – Horizontes Urbanos desde 2007.

André Martinez Laboratório Sociocriativo (São Paulo/SP) – Pesquisador independente, consultor e mentor em processos criativos e colaborativos. Estudioso das abordagens sistêmicas e fenomenológicas. Formado pelo programa Artistas do Invisível (The Proteus Initiative / Instituto Fonte), pós-graduando em Práticas Sociais Reflexivas pela Rhodes University (RSA).

Thereza Rocha – Pesquisadora de dança e artes da cena; dramaturgista de processos de criação. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO. Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO|UFRJ. Na Universidade Federal do Ceará, é professora dos cursos de graduação em dança e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes, onde coordena o grupo de pesquisa Dramaturgias: o que quer e o que pode o corpo?

Wenderson Godoi – Artista da dança, Curador, Gestor, Produtor Cultural. Parceiro na vida e na arte de Luciano Botelho. Fundaram juntos o Grupo Hibridus Dança, que produz o Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga – ENARTCi, que está em sua 15ª edição, além do Acuenda – manifestações artísticas culturais com uma linha curatorial pautada pela diversidade de gênero. Gestor do Espaço Hibridus Ponto de Cultura.

Luciano Botelho – Artista da dança do grupo Hibridus Dança, no qual desenvolve trabalho de estudos e criação em dança. Seus trabalhos de criação são pautados por questões que permeiam o corpo e o transformam de alguma forma.

Viabilizada por meio do Inciso III da Lei da Lei Aldir Blanc – Edital N°16/2020 “Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais”, operacionalizada pelo Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo/Governo Federal a 15ª Edição do ENARTCi se pontua como uma ação afirmativa na dança dos tempos atuais, promovendo encontros e criação de redes em prol do desenvolvimento cultural e artístico do país.

SERVIÇO

ENARTCi – A dança em tempos de pandemia. “Outrora, e agora”? Preparando 2023

Local: Canal de Youtube do Grupo Hibridus Dança

https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg

Data: 13 e 14 de Novembro

Hora: 14h

Informações 31 985513323 – 31 986624207

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com