Cidades

CREAS de Timóteo aborda a violência contra a pessoa idosa

Responsabilidade e cuidados com o idoso é da família, enfatiza coordenadora do CREAS

TIMÓTEO – O Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Timóteo (CREAS) lembra nesta quarta feira (15), o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data que foi instituída em 2006 pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

A coordenadora do CREAS, Magda Papalino, falou sobre o tema nesta terça-feira (14) em uma transmissão ao vivo que teve como principal objetivo sensibilizar e fortalecer a política pública de proteção à pessoa idosa. Por meio do CREAS é feito o acompanhamento de famílias envolvidas em denúncias.

CANAIS DE DENÚNCIA

As denúncias chegam pelo Disque 100 (Violação de Direitos Humanos), Disque 180 (Ministério Público) e pelo 190 (Polícia Militar) e Delegacia de Polícia Civil de Timóteo (31) 3848-1937.

TIPOS DE ABUSO

A coordenadora explicou os tipos de violência mais comuns como abuso psicológico, negligência, abandono, violência institucional, patrimonial e violência física e sexual. “O abuso financeiro é caracterizado pela exploração imprópria ou ilegal dos recursos finaceiros do idoso, seja por meio de golpes ou de pessoas da família que se apropriam do dinheiro, cartões bancários e utilizam os valores para outras finalidades que não sejam a promoção do cuidado”, esclareceu a coordenadora.

PAPEL DA FAMÍLIA

Magda ressaltou a importância da família assumir a responsabilidade e os cuidados do idoso, evitando a institucionalização, que só é recomendada em último caso quando a pessoa não possui mais nenhum parente vivo. “A negligência é a recusa ou omissão de cuidados e se manifesta tanto no seio familiar como em instituições que prestam acolhimento aos idosos”, explicou.

ENVELHECIMENTO COM QUALIDADE

Garantir o envelhecimento das populações com qualidade é uma das principais preocupações mundiais. Diz respeito não só àqueles que estão chegando à melhor idade, mas afeta, em igual proporção, adultos, jovens e crianças, diante das óbvias repercussões sociais e econômicas da questão e diante da obrigação moral da sociedade em cuidar dos mais velhos.

Até 2025, o Brasil será o sexto país com maior número de pessoas idosas, pelo menos segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, que ainda prevê que até essa data teremos mais idosos do que crianças no planeta.

CREAS

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social está localizado à rua Seis de Janeiro, nº 207, Centro Norte. Contatos podem ser feitos pelo telefone (31) 3849-6716. O CREAS atende prioritariamente crianças, adolescentes, idosos e mulheres em situação de violência ou violação de direitos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com