Cidades

Comissão autoriza expurgo de documentos em Timóteo

Descarte de documentação é feita com base em uma tabela de temporalidade que auxilia na gestão, análise e classificação documental da Administração municipal

TIMÓTEO – Com a finalidade de gerar eficiência administrativa e economicidade com a redução de custos de armazenagem de documentos físicos, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Prefeitura de Timóteo autorizou nesta quinta-feira (16) o expurgo de documentos públicos com mais de cinco anos de existência sem valor probatório e histórico, conforme prevê a legislação. Parte da documentação descartada possuía entre 20 e 50 anos de existência.

Conforme explica a presidente da comissão, Simone Rossinele Rocha Torres, que é servidora da Secretaria de Administração e Gestão, foi publicado o edital nº 01, de 4 agosto de 2021, dando ciência sobre a necessidade de eliminar os documentos físicos que já não tinham mais utilidade. Em 10 de Março deste ano, através da portaria nº 14, foi criada a Comissão Permanente, que conta com representantes de diversas secretarias municipais.

TEMPO

O expurgo de documentos públicos segue uma tabela de temporalidade que é um instrumento de gestão que analisa, classifica e  define o prazo de existência de um documento e o seu destino após o término desse período. Em Timóteo antes do descarte, toda a documentação foi analisada pela técnica Paloma Regina Cota da Silva, através do contrato PG nº 013/2021, cujo objeto é “a prestação de serviços de consultoria visando o diagnóstico, análise e avaliações da sistemática existente na gestão de documentos e informações do Município de Timóteo, embasada na legislação arquivística brasileira”. Após essa análise foram aguardados mais 30 dias para fazer o descarte da papelada.

Ao todo serão expurgados aproximadamente 277 metros lineares de papéis variados das Secretarias de Administração, Saúde, Planejamento e Fazenda. A papelada sem valor probatório e sem valor  histórico foi encaminhada para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati) que irá picotar os papéis antes da sua comercialização, gerando renda para os catadores de materiais recicláveis da cidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com