Economia

Comércio: supermercados e outros setores podem abrir no Carnaval

Só estão impedidas de usar a mão de obra dos empregados as empresas que cumpriram o Horário Especial de Natal

IPATINGA – Boa parte do comércio do Vale do Aço estará de portas abertas neste Carnaval. Supermercados, açougues, casas de carne e demais estabelecimentos de gênero alimentício, por exemplo, estarão de portas abertas na sexta, sábado, domingo e terça-feira, bem como na Quarta-feira de Cinzas. Em Ipatinga, as lojas instaladas nos shoppings (Vale do Aço e Via Illuminata Mall) também têm autorização para funcionar nos cinco dias. As empresas só não poderão usar a mão de obra de seus empregados na segunda-feira (28), Dia do Comerciário. 

LOJAS DE RUA

No entanto, as chamadas “lojas de rua”, ou seja, aquelas que fizeram o Horário Especial de Natal 2021 em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, fecharão no sábado (26), às 13h, e retomam as atividades normais na quinta-feira (03). Já os serviços essenciais à população — como farmácias, postos de combustíveis e padarias —, terão expediente durante todo o Carnaval, estando abertos, inclusive, na segunda-feira.

“Vale ressaltar que, nos dias em que há o impedimento de abertura, está proibido o uso da mão de obra dos empregados. Se o lojista assim entender que será economicamente viável, a empresa poderá abrir com os proprietários na linha de frente”, explica o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços do Vale do Aço (Sindcomércio), José Maria Facundes.

NÃO É FERIADO

O dirigente sindical também lembra que popularmente é disseminada a informação de que o Carnaval é um feriado oficial prolongado, o que não está estabelecido por lei ou em qualquer decreto. “Algumas repartições públicas têm costume de decretar ponto facultativo. No comércio, muitos setores estarão abertos para atender, por exemplo, quem quer ir a supermercados fazer compras com tranquilidade ou mesmo investir em materiais de construção para agilizar as reformas de casa tão comuns em tempos de pandemia”, ressalta o presidente do sindicato.

MAIS INFORMAÇÕES

O Carnaval acontece nos dias 28/02 (segunda-feira) e 1º/03 (terça-feira), além do dia 02/03, quarta-feira de cinzas. Outras informações sobre o funcionamento do comércio nestes dias podem ser esclarecidas por meio dos telefones do Sindcomércio nas três principais cidades do Vale do Aço: 3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490.  

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com