ANTÔNIO DIAS – O município de Antônio Dias celebrou, neste último fim de semana, seus 319 anos de história, tradição e cultura. A cidade, conhecida por suas raízes culturais e riqueza histórica, promoveu uma programação especial que reuniu moradores, visitantes, escolas e projetos socioculturais em três dias de festa, de sexta-feira (30) a domingo (1º).
ECOJORNADA
Um dos grandes destaques foi a programação do sábado (31), que contou com o início da Eco Jornada, apresentações cívicas das escolas municipais e estaduais, e também um momento de grande emoção para o público: a apresentação dos alunos do Projeto Cordão Cultural, que encantaram a todos com performances de aéreo em tecido e percussão.

A praça central ficou completamente cheia, vibrando com o espetáculo que reafirma como a arte e a cultura são instrumentos potentes de transformação social e fortalecimento da identidade local.
O Projeto Cordão Cultural é uma realização da Associação Local do Patrimônio Histórico e Artístico de Antônio Dias (ALPHA), com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Antônio Dias (FMDCA). O projeto oferece oficinas culturais de Percussão, Aéreo em Tecido e Violão para crianças e adolescentes, promovendo acesso à arte, desenvolvimento pessoal e fortalecimento dos vínculos comunitários.
As oficinas acontecem em cinco espaços que acolhem e fortalecem essa proposta:
• Casa Indaiá (Centro de Antônio Dias)
• Casa ALPHA (Centro de Antônio Dias)
• Escola Estadual Germano Pedro de Souza, no Distrito de Hematita
• Escola Estadual Vicente Inácio Bispo, no Distrito de Porteira Grande
• CEAP – Centro de Educação Ambiental Popular (Antônio Dias)
Nosso agradecimento especial às escolas parceiras e ao CEAP, que são fundamentais para que o projeto aconteça, contribuindo diretamente para a democratização do acesso à cultura e à formação artística de crianças e adolescentes do município.
O fim de semana festivo foi marcado por muita música, cultura, encontros e celebração da história de Antônio Dias.