Esportes

Com 1.300 alunos-atletas, Timóteo abre Olimpíadas Escolares

Cerimônia contou com desfile das delegações, juramento do atleta e acendimento da pira olímpica

TIMÓTEO – O município de Timóteo abriu as Olimpíadas Escolares 2023 em cerimônia realizada no Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins, na manhã desta segunda-feira (25), com desfile das 15 delegações participantes. O primeiro atleta de Timóteo a receber uma bolsa do Ministério do Esporte na Modalidade de Atletismo e Salto, Luka Tony Gregório de Jesus, da Escola Estadual Antônio Silva, foi o eleito para conduzir a tocha olímpica. Acesa a chama olímpica, os alunos fizeram o juramento do atleta, que teve como orador o enxadrista Breno Guimarães Santiago Miranda, da Escola Municipal Limoeiro.

“Promovida pela Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, as Olimpíadas Escolares serão realizadas, pela primeira vez, com patrocínio da Aperam South América através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, via Ministério do Esporte”.

As Olimpíadas Escolares foram declaradas oficialmente abertas pelo prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, e pelo presidente da Fundação Aperam Acesita Venilson Araújo Vitorino. A cerimônia de abertura contou com a presença da atleta olímpica de Timóteo, Lucimar Moura, medalhista em Pequim (2008). Atualmente, Lucimar comanda o instituto que leva seu nome e desenvolve projeto social na área esportiva.

INTEGRAÇÃO

“Esse projeto tem importância grande na promoção da integração de nossos alunos por abarcar as redes públicas e privada e na descoberta de novos talentos”, frisou o prefeito de Timóteo, elogiando o compromisso social da Fundação Aperam Acesita em apoiar o evento. Douglas Willkys também destacou o fato das Olimpíadas Escolares servirem de referência para competições em nível estadual e mesmo nacional. Por sua vez, Venilson Vitorino afirmou que a Aperam junto com a Prefeitura de Timóteo, mais uma vez, está fortalecendo projetos sociais que trazem benefícios para toda a comunidade.

ALUNOS

As Olimpíadas Escolares reúnem cerca de 1300 alunos-atletas das escolas municipais, estaduais, federal e rede privada e se estenderá até o dia 20 de outubro, abrangendo as modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, judô, xadrez, atletismo, natação, tênis de mesa e vôlei de areia, nos naipes masculino e feminino. Os jogos serão realizados nas arenas do ginásio coberto, o Clube Campestre do Acesita Esporte Clube e o CEFETMINAS – campus de Timóteo, Sesi e Usipa. A primeira partida de abertura da competição foi na modalidade de handebol feminina com vitória da EE São Sebastião por 28 a 5 contra a EE Haydée de Souza Abreu.

MÓDULOS

As Olimpíadas Escolares de Timóteo | 2023 serão divididas em dois módulos: Módulo I: modalidades esportivas para alunos-atletas nascidos, exclusivamente, em 2010, 2011 e 2012; Módulo II: modalidades esportivas para alunos-atletas nascidos, exclusivamente, em 2007, 2008 e 2009. As escolas participantes são: Colégio Católica de Timóteo; CEFETMINAS; Escola Batista de Acesita; EE Ana Letro Staacks; EE Antônio Silva; EE João Cotta de Figueiredo Barcelos; EE Professora Haydée de Souza Abreu; EE Professora Hilda de Araújo Osório Zauza; EE Leôncio Araújo; EE São Sebastião; EM de Timóteo; EM Limoeiro; EM Novo Tempo; EM Professora Maria Aparecida Martins Prado; e Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo.

EXPECTATIVAS

Os alunos Emilly Thauany Ferreira Correia Dias, da Escola Municipal Limoeiro, e Arthur Vinícius dos Santos, da Escola Estadual São Sebastião estavam empolgados com a competição. Estreando nos jogos olímpicos, Emilly, de 14 anos, integra a equipe de vôlei, modalidade pela qual é apaixonada. “Minha expectativa é de elevar o nome da minha escola, para que ela possa ser mais reconhecida e aprender com os alunos de outras instituições, competindo sempre com respeito”, comentou.   Arthur, de 17 anos, participou das Olimpíadas Escolares no ano passado e disputará as modalidades de futsal e handebol este ano. “O esporte nos leva no caminho certo”, ressalta o estudante, que foi campeão em 2022 e representou a cidade nos Jogos Escolares de Minas Gerais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com