IPATINGA – O período de visitação à exposição “Modos de Veracidade”, realizada pelo AVVA Coletivo de Artes, chega ao fim neste final de semana e para celebrar os artistas integrantes convidam para uma última visita guiada às obras em exposição na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, neste sábado (11), às 15h.
A atividade marca o encerramento das visitações à exposição, composta por trabalhos produzidos pelo coletivo entre os anos de 2021 e 2024, que integra o projeto “Ciclo de oficinas e exposição do AVVA Coletivo”, patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
VISITAÇÃO
Durante o período em que ficou aberta para visitação, “Modos de Veracidade” contou com a presença de estudantes das redes públicas do Vale do Aço e, também de personagens que participaram de algumas fotografias da série Rua Mineirinho. Dois destes personagens, em especial, emocionaram os artistas do coletivo.
“Tivemos a honra de receber a visita de algumas pessoas que colaboraram com as fotos, mas a presença e reação dos participantes Nei e Alair foi emocionante para todos nós. Quando eles entraram na galeria e começaram a se emocionar vendo as obras, senti que fomos respeitosos em mostrar um pouco do cotidiano que eles generosamente compartilharam com a gente”, destaca o artista da fotografia Nilmar Lage que os acompanhou.
A foto em que eles participam mostra uma cena que se passa em um viaduto na região central de Timóteo, sob o qual Alair construiu sua casa e recebe frequentemente o amigo Nei. O registro da visita encontra-se disponível em vídeo no Instagram @avva_coletivo.
REAL MARAVILHOSO
Para a criação da série de fotografias “Rua Mineirinho”, os artistas se apropriaram da ideia de “real maravilhoso”, conceito criado pelo escritor cubano Alejo Carpentier que buscava definir a corrente literária latino-americana da metade do século XX – também conhecida como realismo mágico – cujos autores buscavam no cotidiano, por si só repleto de absurdos quase inverossímeis, a matéria-prima de sua escrita.
O alicerce estético que sustenta o conceito das obras é fundado nos detalhes inusitados dos cenários fotografados, capazes gerar dúvidas acerca da veracidade de sua existência. Todos os elementos presentes nas imagens são reais e corriqueiros nas vidas dos personagens retratados.
MODOS DE VERACIDADE
Composta por oito trabalhos, concebidos coletivamente por Fernanda La Noce, Luciano Botelho, Nilmar Lage, Rodrigo Zeferino, Rosane Dias e Wenderson Godoi, “Modos de Veracidade” traz referências das linguagens e áreas de atuação dos artistas do AVVA, entre elas a fotografia, a performance, a videoperformance, a pintura e a escultura, e tem a curadoria de Tiago Carvalho.
As obras podem ser visitadas pela última vez ao longo desta semana, de terça a sábado, das 12h às 20h, na galeria do Centro Cultural Usiminas.
SERVIÇO
Modos de Veracidade
Última semana: terça a sábado, das 12h às 20h.
Local: Galeria Hideo Kobayashi – Centro Cultural Usiminas.
VISITAÇÃO GRATUITA