FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano inaugura em Cocais a nova unidade básica de saúde, que leva o nome do pioneiro do lugar, Miguel de Arruda Lima, o Sr. Miguel. Um antigo posto da PM foi reformado e ampliado, passando a abrigar a unidade, que por anos funcionou em um anexo cedido pela igreja católica.
A secretaria de Governança da Saúde, Kátia Barbalho, reforça que a nova unidade trará um grande diferencial no atendimento aos moradores de Cocais e das comunidades da região. Segundo ela, o município vem ampliando dia a dia a atenção básica com foco na saúde da família e na qualidade de vida dos cidadãos. “Ampliamos a oferta de serviços, como exames e o atendimento domiciliar, que ganhou o reforço de novas equipes. Tenho certeza de que toda a população ficará muito satisfeita com mais este investimento da nossa gestão”, disse.
SERVIÇOS O prefeito Dr. Marcos Vinicius informou que a unidade foi feita com recursos próprios, aproveitando um imóvel que estava sem uso. Todas as adequações necessárias foram feitas pela equipe da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos e o material, adquirido pela Secretaria de Governança da Saúde.
Com um prédio maior e melhor estruturado, a nova UBS tem equipe multidisciplinar com médico, dentista, fisioterapeuta, nutricionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiro e agentes comunitários de saúde. No local, há também salas individuais para os atendimentos, amplo consultório odontológico e mais, uma sala de fisioterapia exclusiva para atendimento no local. A unidade de saúde de Cocais de Cima não será desativada e continuará prestando os mesmo serviços atuais.
HOMENAGEADO
Após sugestão de moradores e projeto de Lei do Vereador Beto Cavaleiro, a Administração Municipal escolheu Miguel Arruda de Lima como homenageado, dando nome à nova unidade.
Filho de Manuela Avelina e Joaquim Justo de Lima, Sr. Miguel nasceu em Cocais no dia 03 de agosto de 1935. Dedicou sua vida ao próximo, atuando como enfermeiro e ajudando centenas de doentes, tratando ou levando-os ao hospital. Líder comunitário e agricultor muito religioso, foi um dos responsáveis pela reforma da igreja católica da comunidade. Homem simples, alegre e cativante, gostava de contar histórias, tocava violão e integrava o grupo do batuque de Cocais. Morreu em 7 de abril deste ano, deixando viúva a Dona Maria de Souza Lima e 9 filhos.