Cultura

Clube do Livro para Mulheres incentiva a leitura no Vale do Aço

Projeto promove encontros literários mensais entre mulheres e meninas

IPATINGA – Incentivar mulheres a se aventurarem no mundo da leitura e promover a cultura na região do Vale do Aço são os principais objetivos do Clube do Livro para Mulheres (CLM), fundado em 2021 pela jornalista Brenda Duarte e pela engenheira química Brunna Érida – amigas que compartilham, entre muitas coisas, a paixão pelos livros. 

A ideia da criação de um espaço para leituras coletivas exclusivo para o público feminino surgiu de uma conversa informal, que logo foi tomando forma e ganhando adeptas que se reúnem mensalmente para um bate-papo literário sobre a obra escolhida. “A intenção do Clube do Livro para Mulheres é, acima de tudo, resgatar o hábito da leitura e ratificar que as mulheres precisam de momentos culturais e de lazer, além do trabalho, do cuidado com os filhos e a vida em casa”, explica a cofundadora do CLM, Brunna Érida. 

LEITURAS

As leituras são escolhidas em votação pelas participantes em cada um dos encontros, a partir de uma lista de sugestões que passa pela curadoria das fundadoras. São escolhidos diferentes gêneros literários, variados assuntos e autores de diversas nacionalidades. Os livros sugeridos pelo Clube estão disponíveis nas bibliotecas públicas da região e on-line, de forma gratuita. 

“Procuramos sempre sair da zona de conforto e propor obras que possam trazer uma mensagem diferente e fugir do trivial. O mais interessante é nos debruçarmos sobre livros não tão conhecidos ou resgatar leituras clássicas e perceber que, provavelmente nunca teríamos começado a ler determinado livro, mas por intermédio do Clube, conseguimos quebrar essas barreiras literárias”, afirma Brenda Duarte, também cofundadora do Clube do Livro para Mulheres. 

COMO PARTICIPAR

Podem participar do Clube mulheres e meninas a partir dos 14 anos de idade. Os encontros são realizados uma vez ao mês, em diferentes pontos do Vale do Aço, como o Parque Ipanema e o Centro Cultural Usiminas. As interessadas podem conhecer mais sobre o projeto e se inscrever pelo Instagram @clubedolivroparamulheres. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com