Cultura

Cia Carroça de Mamulengos apresenta Plantão de Utilidade Lúdica ao longo da EFVM

IPATINGA – Em meio a pandemia que assolou o mundo, mãe e filha, parceiras de cena e da vida, se unem para transformar o ócio e a solidão em arte e alegria para todos. Assim nasce “Plantão de Utilidade Lúdica”, espetáculo que a Cia. Carroça de Mamulengos apresenta, durante o mês de dezembro, em nove cidades dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, por onde passa a Estrada de Ferro Vitória a Minas. Através do projeto Plantão de Utilidade Lúdica – Cia Carroça de Mamulengos – De Volta aos Trilhos da Vale, patrocinado pelo Ministério da Cultura e o Instituto Cultural Vale, a trupe teatral itinerante, formada pela família Gomide há 47 anos, vai percorrer o interior do país, pela segunda vez, levando a arte popular brasileira através de apresentações e oficinas em escolas, comunidades, universidades, praças e teatros.

O INÍCIO

Encenada por Ana, 10, e Maria Gomide, 37, que também assina a direção, a peça nasce durante um dos momentos mais difíceis da história atual, quando famílias inteiras tiveram que se trancar em casa por conta da pandemia da Covid 19. Em meio ao turbilhão de emoções, inquietas, mãe e filha resolveram utilizar o ócio ao seu favor e começaram a criar juntas algumas cenas filmadas para serem vistas pela internet. “Logo que a pandemia começou, senti que não seria algo breve. Em 15 dias, nós já tínhamos feito e divulgado um episódio pela internet. Quando as montagens online começaram a se tornar uma realidade, a gente já tinha a webserie pronta. O sucesso foi tanto que, assim que as portas abriram, levamos para os palcos”, conta Maria.

ENCONTROS E COMEÇOS

A montagem, que já foi apresentada na África e no Rio, fala sobre encontros e começos. Com muita alegria, diversão e momentos lúdicos, a dupla compartilha histórias reais e imaginárias, sempre interagindo com o público e construindo aos poucos, de forma orgânica e viva (como o teatro é) um “novo” espetáculo por onde passa. Em cena, duas palhaças brincantes, que nasceram e cresceram nos palcos, agora se encontram para contar suas experiências com a participação especial da Miota, uma boneca que Maria ganhou quando era criança e, hoje, quem dá vida é a filha, Ana. “Essa peça marca o encontro de três gerações da família Gomide. Eu e Ana em cena e meus irmãos e minha mãe nos bastidores. É muito emocionante contracenar com a minha filha e a boneca que meu pai me deu quando tinha a idade dela. São personagens que se perpetuam pelo tempo, sendo passados de geração em geração”, reflete.

DE VOLTA

Esta é a segunda vez que a companhia percorre o trajeto de Vitória a Minas. Para Maria, voltar às mesmas cidades que a cia passou em 2022 (com o espetáculo Janeiros) será uma experiência muito interessante. “É muito bom levar o teatro e a cultura brasileira para lugares aonde ele nunca chega. Muitas pessoas estavam assistindo uma peça pela primeira vez. Pode ser que a gente encontre uma nova plateia, mas também podemos reencontrar o mesmo público, que nos assistiu um ano atrás”, diz. Ela, que passou maior parte da vida viajando junto com os pais, está feliz por proporcionar à filha a mesma experiência. “Durante muitos anos, vivi com a mala pronta para a próxima viagem. Aprendi geografia andando pelas estradas. Agora, a Ana vai poder entender um pouco melhor essa experiência única, que só a itinerância traz, e que nos ensina coisas que não se aprende na escola”, afirma Maria.

ESCOLAS

Plantão de Notícias Lúdicas será apresentada em escolas municipais e estaduais, em apresentações exclusivas para estudantes, bem como em sessões abertas em locais públicos. Entre os dias 05 e 12 de dezembro e, a turnê passará por sete cidades de Minas, partindo de Bela Vista de Minas até Tumirtinga, e, depois, no Espírito Santos, pelas cidades de Ibiraçu e Aracruz, finalizando o roteiro em 14 de dezembro.

OFICINAS

Em cada uma das cidades da turnê, a companhia fará duas oficinas em escolas locais, às 9h30: “Contos e Cantigas Populares” e “Oficina de Técnicas artesanais e criativas para a construção de formas animadas”. Voltados para estudantes e professores, os encontros oferecem ferramentas para desenvolver a imaginação e a criatividade. As oficinas são desdobramentos da escola Carroça de Mamulengos, que atua no Cariri (CE), onde está a sua sede, e também de forma itinerante atendendo a públicos de todas as idades, incluindo um curso de pós-graduação ministrado pela companhia em parceria com A Casa Tombada (SP).

SERVIÇO

Horário: 10:30h. Entrada franca.

MINAS

05/12 – Bela Vista de Minas

Local: CEMEI Pedro Ferreira Nunes

06/12 – Santana do Paraíso (Ipabinha)

Local: Escola Municipal Ivone Damasceno

07/12 – Belo Oriente (Cachoeira Escura)

Local: Escola Municipal Hilda Morais 

08/12 – Naque

Local: Escola Municipal Pedro Fernandes Mafra

09/12 – Periquito (Pedra Corrida)

Local: Escola Municipal Dom José Maria Pires

11/12 – Governador Valadares

Local: CEU das Artes

12/12 – Tumiritinga

Local: Escola Municipal Professora Alcina Silva de Miranda

ESPIRITO SANTO

13/12 – Ibiraçu (Aricanga)

Local: EMEIEF Maria Lucas Gomes

14/12 – Aracruz (Barra do Riacho)

Local: EMEF Zenília Varzem Ribeiro

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com