sexta-feira, outubro 4, 2024
Google search engine
InícioNacionaisChefe da Secom rebate acusação de receber dinheiro de empresas de comunicação

Chefe da Secom rebate acusação de receber dinheiro de empresas de comunicação

Reportagem do jornal ‘Folha de S. Paulo’ relatou conflito de interesses em atuação de Fábio Wajngarten

BRASÍLIA – O chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Fábio Wajngarten, rebateu informações de que teria recebido dinheiro de emissoras de TV e de agências de publicidade contratadas pelo próprio órgão.

As transações financeiras foram reveladas pelo jornal Folha de S. Paulo e teriam ocorrido por meio de uma empresa da qual Wajngarten é sócio, a FW Comunicação. A relação configuraria conflito de interesses.

Durante pronunciamento em Brasília, o chefe da Secom disse que a matéria do jornal é “fantasiosa”. Ele afirma que se desvinculou da gestão da empresa antes de assumir o cargo.

“É realmente um absurdo esse tipo de matéria. Eu não estou aqui para fazer negócios, estou aqui para transformar a comunicação da Presidência da República, com a maior ética possível, com a maior transparência possível, com a maior modernidade possível”, afirmou.

O QUE DIZ A LEI

A Lei de Conflito de Interesses (12.813/2013) proíbe a cúpula do governo de ter negócios com pessoas físicas ou jurídicas que possam ser afetadas por suas decisões. A prática implica conflito de interesses e pode resultar na demissão do agente por improbidade administrativa.

SECOM

A Secom divulgou uma nota citando a lei 8.112, de 1990, sobre o regime jurídico dos servidores públicos da União. Ela diz que ocupantes de cargos públicos devem se afastar da administração de empresas das quais sejam sócios -não podem participar de sua gestão.

Apesar de dias antes de assumir o cargo no Palácio do Planalto, Wajngarten deixou a função e nomeou outro gestor na FW Comunicação. No entanto, seguiu sendo o principal cotista da empresa, com 95%.

A nota da Secom ignora a Lei de Conflito de Interesses (12.813/2013).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments