Cultura

Centro de Referência em Dança tem aulas online

IPATINGA – Em fevereiro deste ano teve início mais uma edição do projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço, que oferece aulas gratuitas de ballet clássico a alunas da rede pública de ensino. Foram mais de 150 inscritas, para ocupação das 100 vagas que foram disponibilizadas. Com aulas duas vezes por semana, manhã e tarde, tudo estava indo de vento em popa, até que, com a pandemia, o projeto foi paralisado. Foi uma grande frustação para todas as alunas, principalmente para as iniciantes, que viam a realização do sonho de participar de aulas de ballet clássico ser interrompido, em meados de março.

As professoras Salette e Larissa Olguin

NOVA REALIDADE

“O mundo passa por um momento muito delicado, com muitas novidades e incertezas. Estamos aprendendo dia-a-dia a conviver com esta nova realidade.” É o que destaca Salette Olguin, professora e diretora do projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço. Ela e sua filha Larissa Olguin, que também é professora do projeto, iniciaram em maio a produção de vídeos que foram disponibilizados para alunas da Academia OlguinCariru. Um desafio que precisava ser vencido com muito cuidado, visto que as aulas precisam do acompanhamento de perto dos professores. “Quando suspendemos as aulas estávamos num cenário preocupante da pandemia, sem saber como tudo iria acontecer. Nossa expectativa era de retorno o mais breve possível. O fato é que tudo só foi piorando e a volta às aulas presenciaisainda é uma incógnita, avaliaSaletteOlguin”.

AULAS VIRTUAIS

Aos poucos os vídeos foram sendo disponibilizados e, com o sucesso dos mesmos, as professoras iniciaram em junho aulas virtuais. Num primeiro momento somente para as alunas adultas da Academia OlguinCariru e depois, gradativamente, foram sendo realizadas junto a alunas acima de 10 anos. Como a proposta vem dando certo, a partir desta semana  as aulas do projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço também estão sendo ministradas virtualmente para cerca de 60 participantes, sempre com a autorização e acompanhamento dos pais.

Tudo isso é muito novo, avalia Larissa Olguin. Estamos fazendo o nosso máximo para que as alunas tenham uma aula divertida e produtiva. Enquanto eu apresento os movimentos, minha mãe vai acompanhando cada participante pelo vídeo e fazendo as correções necessárias. Temos também a participação da bailarina Adaune Silva, que nos ajuda neste processo de acompanhamento. Por enquanto está dando certo e o retorno das alunas tem sido positivo, avalia Salette Olguin. As aulas só serão ministradas para alunas acima de 10 anos. Abaixo desta faixa etária somente presenciais, destaca a professora.

LINK

As aulas online do projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço estão sendo ministradas pelo aplicativo Zoom. As participantes inscritas no projeto recebem a cada dia o link para entrada no aplicativo. O projeto conta com o patrocínio da Usiminas, apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é da Associação Cultural Zélia Olguin e Governo do Estado de Minas Gerais.

SERVIÇO     

Contatos: Salette Olguin – Diretora e professora do projeto – (31) 986058026

Marilda Lyra – Produtora e Assessora de Imprensa (31) 99966 4166

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com