Cidades

Casos de gripe influenza crescem no Vale do Aço e acendem alerta das prefeituras

Semelhanças entre sintomas da síndrome gripal e covid-19 dificultam diagnóstico e testes são necessários para identificar doenças; Ipatinga se reorganiza para atender casos de gripe; Fabriciano e Timóteo também se mobilizam e fazem alertas. Veja orientações

IPATINGA – A Secretaria de Saúde de Ipatinga constatou na última semana um grande crescimento na procura de pessoas com sintomas de síndrome gripal nas unidades de saúde, o que vem causando aumento das filas e demora no atendimento. Os sintomas são bem parecidos com os da Covid-19, como febre, dor de garganta, tosse, coriza e indisposição. A Secretaria de Saúde reorganizou atividades na rede de assistência e orienta a população a procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Outra recomendação é que as pessoas recorram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Hospital Municipal somente em casos mais graves. Em Timóteo, a Prefeitura reforça a importância da vacinação contra a gripe influenza diante da baixa adesão da população à vacina e também orienta que moradores com sintomas gripais leves devem procurar as Unidades de Saúde. Em Coronel Fabriciano, a Prefeitura Municipal emitiu nota exrtando a população a tomar medidas de prevenção. O município também registrou aumento considerável no número de casos de síndrome gripem em suas unidades de saúde e aproveitou para fazer um alerta: “Cabe-nos alertar para o novo vírus de Influenza (gripe ), H3N2, que vem circulando em todo o país com agravamentos e que pode também ter chegado à região”.

PROBLEMA NACIONAL

O diretor do Departamento de Administração Hospitalar e Urgências de Ipatinga, Rui Pereira de Oliveira Júnior, explica que a elevação no número de diagnósticos da síndrome gripal na rede pública de saúde tem sido registrada em todo o Brasil.

“Os atendimentos relacionados aos sintomas gripais estão crescendo exponencialmente nos últimos dias. Assim, estamos organizando o fluxo em toda a rede de saúde. No entanto, a maioria dos atendimentos que estamos realizando refere-se a casos de sintomas leves”, observou.

SWEMELHANÇA COM COVID-19

De acordo com a médica infectologista Carmelinda Lobato, inicialmente os sintomas de uma síndrome gripal comum e da Covid-19 são semelhantes. Mas alguns sinais podem apontar para um caso de maior gravidade, como falta de ar excessiva, baixa saturação de oxigênio no sangue e febre alta. “Esses sintomas nos levam a acender o sinal de alarme e dar maior atenção ao paciente”, explica.

A médica ainda orienta a população quanto aos locais onde procurar assistência em caso de contrair uma gripe ou resfriado. “A gente tem que entender que o Sistema Único de Saúde (SUS) é dividido em atenção primária, secundária e terciária. E a estrutura primária em Ipatinga é muito bem equipada. Então, em caso de sintomas leves, o ideal é procurar a UBS mais próxima e deixar para o Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) os casos mais graves, que são os notificados”, aconselhou.

VACINAÇÃO E CUIDADOS

As Unidades de Saúde de Ipatinga, seguindo recomendação do Ministérios da Saúde, continuam vacinando toda população contra a Influenza. Para se vacinar as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde de referência das 8h às 15h.

Para evitar ao máximo que este surto prolifere pela cidade, a Secretaria de Saúde orienta que todos atualizem o cartão vacinal e evitem aglomerações. Caso haja sintomas gripais leves, a recomendação é para não sair de casa, usar máscara e higienizar as mãos com frequência.

TIMÓTEO

A baixa adesão à vacina contra a influenza mobilizou a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo a reforçar a campanha de vacinação contra a gripe. Esta situação tem sido verificada em praticamente todos os municípios brasileiros e pode estar fundamentada por vários aspectos, como a  própria campanha contra a Covid-19. Em consequência, a população pode ter optado por vacinar-se contra a Covid-19, negligenciando a vacinação contra a influenza.

Em função disso, a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares fez um alerta para os moradores que ainda não tomaram a vacina contra a gripe a procurar uma unidade até esta quarta-feira, haja vista que na quinta (30) e sexta-feira (31) serão pontos facultativos nas repartições públicas do Município. As unidades com doses disponíveis são as do Alegre, Ana Moura, Ana Rita, Cachoeira do Vale, Limoeiro, Primavera, João XXIII e Timotinho.

TRANSMISSÕES

Segundo Ana Amélia, a influenza é uma infecção respiratória viral e pode ser transmitida de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar.  Por meio indireto é transmitida pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas, podem transportar o vírus diretamente para boca, nariz e olhos.  Os sintomas são os seguintes: febre, dor de garganta ou tosse seguido de congestão nasal; coriza; rouquidão; mal estar; calafrio; cefaleia e mialgia.

Devem ser vacinadas contra Influenza todas as pessoas, exceto crianças abaixo de 6 meses de idade.

FLUXO

Ana Amélia aproveitou para reforçar a necessidade de os moradores procurarem as unidades de saúde para tomar a vacina. “Quem  tiver sintoma gripal leve deve recorrer às Unidades Básicas de Saúde em dias úteis e os casos mais graves recorrer a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, que é uma unidade para atender, prioritariamente, os casos de urgência e emergência”, disse a gerente de Vigilância em Saúde. Nos feriados e finais de semana, a porta de entrada também é a UPA. Importante também que as pessoas continuem usando máscara cobrindo o nariz e a boca, evitem aglomeração e higienizem as mãos com água e sabão ou álcool 70%.

FABRICIANO

Em Coronel Fabriciano, a Prefeitura Municipal emitiu nota exrtando a população a tomar medidas de prevenção. O município também registrou aumento considerável no número de casos de síndrome gripem em suas unidades de saúde.

A íntegra da nota à população é aseguinte:

Prezado morador de Coronel Fabriciano,

Nos últimos dias, em especial no feriado de Natal, a Secretaria de Governança da Saúde registrou um aumento substancial na procura por atendimento médico no Hospital Dr. José Maria Morais na UPA 24h e nas Unidades Básicas de Saúde.

A grande maioria dos casos é de síndrome gripal.

Nossa estrutura de saúde está preparada para atendê-lo da melhor forma possível, suportando eventuais aumentos de casos como ocorreu durante os piores momentos da pandemia da Covid-19.

No entanto, cabe-nos alertar para o novo vírus de Influenza (gripe ), H3N2, que vem circulando em todo o país com agravamentos e que pode também ter chegado à região.

COMO SE PREVENIR?

Segundo especialistas, a disseminação do novo vírus está associada ao relaxamento nas medidas contra a Covid-19, como o não uso de máscaras e aglomerações. Para evitar o vírus:

– use máscara e mantenha distanciamento social;

– higienize as mãos com frequência;

– alimente-se bem e faça hidratação;

– não compartilhe itens de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros.

SE APRESENTAR SINTOMAS O QUE DEVO FAZER?

Mantenha a calma e controle a febre. (os sintomas podem durar entre 5 a 6 dias).

Se o quadro se agravar procure uma Unidade Básica de Saúde ou a UPA 24h (fora do horário comercial ou final de semana) para receber a orientação médica.

VACINAÇÃO

A vacina contra Influenza está disponível nas UBS’s. Procure o mais rápido possível uma unidade de saúde para se vacinar. Ela é indicada para todos acima de 6 meses de idade. Conforme nova nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde, que tomou a segunda ou terceira dose contra Covid não precisa aguardar 15 dias para tomar a vacina contra a Influenza.

Secretaria de Governança da Saúde

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com