Cidades

Campanha Ipatinga sem Catracas defende Tarifa Zero no transporte público

Movimento realiza ato público e coleta assinaturas para Projeto de Emenda Popular

Foto: Drazen Zigic Freepik

IPATINGA – No próximo domingo (21), às 15h30, na quadra do Morro do Cruzeiro, perto do número 115 da Rua do Rosário, em Ipatinga, será promovido ato em defesa do Direito à Cidade e pela Tarifa Zero, fim das catracas nos coletivos e gratuidade integral no sistema de transporte público municipal.

“O Direito à Cidade é um Direito Coletivo, que assegura que todas as pessoas possam circular e usufruir da cidade de forma livre e igualitária. Contudo, em Ipatinga, observa-se um modelo de cidade voltado para poucos, uma Cidade que exclui os que não podem pagar. Uma Cidade-Empresa, centrada em grandes projetos e intervenções, que empurra os mais pobres para bairros distantes”, observa Duda das Cadeiras, uma das coordenadoras do Movimento Outra Campanha – Ipatinga Sem Catracas.

Duda lembra que a crise urbana e o descontentamento popular revelam claramente que esse modelo de Cidade faliu, esgotou suas possibilidades. “É hora de substituí-lo por um Projeto de Cidade que priorize o Bem-Viver, o Bem-Comum, uma vida de liberdade, sem barreiras, sem catracas de qualquer natureza, diz Duda das Cadeiras.

INICIATIVA POPULAR

Uma Proposta de Emenda de Iniciativa Popular à Lei Orgânica do Município de Ipatinga será apresentada durante o evento de domingo. A Proposta de Emenda visa alterar dispositivos da Lei Orgânica e estabelecer a gratuidade dos serviços de transporte público no município.

O movimento Outra Campanha – Ipatinga Sem Catracas convoca a população da Cidade a participar do evento e abraçar a iniciativa. “Um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para tramitar na Câmara dos Vereadores e virar Lei precisa da assinatura de 5% do eleitorado do Município, cerca de 9 mil assinaturas. Por isso, é muito importante que as pessoas participem, assinem, ajudem a divulgar e colham assinaturas ao Projeto, unindo-se à luta pela implementação da Tarifa Zero em nossa Cidade. Esse é um passo decisivo em direção a um transporte público que não seja mercadoria, mas um direito de toda a população, um transporte democrático e inclusivo, conclui Duda das Cadeiras, lembrando que, além da Roda de Conversa sobre “Tarifa Zero, o Transporte como direito” , serão desenvolvidas intervenções culturais na Quadra do Morro do Cruzeiro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com