Cidades

Campanha de doação de sangue reforça estoque do HMI

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, em parceria com a Fundação Hemominas e a Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Univaço), realiza mais uma campanha de doação de sangue. A campanha acontecerá neste sábado (22), com objetivo de mobilizar doadores no período que antecede as folias de carnaval, quando, geralmente, ocorre a diminuição no estoque e o aumento na demanda de sangue para atendimentos de urgências.

Os doadores voluntários poderão comparecer ao campus da Univaço, no bairro Veneza I (avenida Marechal Cândido Rondon, nº 280), de 9h às 16h. No dia da coleta, os doadores devem estar alimentados, ter dormido bem na noite anterior à doação (mínimo 6 horas) e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes. O procedimento é realizado por técnicos do Hemominas, juntamente com profissionais da rede municipal de saúde. No dia, também, é necessário apresentar documento oficial com foto.

ESTOQUES
A farmacêutica da agência transfusional do Hospital Municipal de Ipatinga, Monise Silva Fonseca, reforça a importância de manter os estoques abastecidos. “Doar sangue é um ato de solidariedade de quem doa e vital para quem recebe. O sangue humano é insubstituível, e uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas. Todo tipo sanguíneo é bem vindo”, pontua a profissional. Ela lembra que apenas do Hospital Municipal, o consumo mensal é de 100 bolsas de sangue, demanda que pode aumentar em até 50% nos períodos de férias e festas.

Esta é segunda campanha de doação realizada em Ipatinga nos últimos seis meses. A Prefeitura de Ipatinga matém o serviço da agência transfusional – responsável por captar e acompanhar voluntários para a coleta de sangue, realizada na unidade do Hemominas, em Governador Valadares. Durante a ação deste sábado, o município também realizará novos cadastro de doadores.

QUEM PODE DOAR
Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos (menores de idade só doam mediante autorização do responsável legal), ter peso acima de 50 kg e altura acima de 1,50m. O candidato não pode ter tido hepatite após os 10 anos e nem doença de Chagas. E também não pode ter se submetido a exame de endoscopia ou broncospia, nem ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.

Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue. O procedimento é seguro – todo o material usado na coleta é descartável – e dura, em média, 60 minutos, entre coleta, entrevista preliminar e avaliação clínica do candidato à doação. O sangue coletado é reposto pelo próprio organismo em até 24 horas. O prazo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.
Mais informações sobre a campanha e cadastro como doador voluntário, pelos telefones (31) 3828-5655 / 5653.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com