Nacionais

Câmara rejeita voto impresso e joga pá de cal no golpismo de Bolsonaro

(DA REDAÇÃO) – A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (10) a PEC 135, que previa a implantação do voto impresso no País. Para ser aprovada, a PEC necessitava de 308 votos, mas obteve apenas 229. A maioria dos partidos orientou seus parlamentares pela rejeição da Proposta de Emenda Constitucional colocando fim à polêmica criado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e impondo-lhe uma acachapante derrota política, que sepulta de vez a discussão sobre a mudança no sistema eleitoral implantando no País em 1996 e sobre o qual nunca houve qualquer denúncia ou comprovação de fraude.

Conforme a votação nominal registrada no painel eletrônico da Câmara dos Deputados, 229 parlamentares votaram a favor do voto impresso, 218 votaram não e houve uma abstenção.

Com a popularidade em baixa e o risco de ser derrotado nas eleições de 2022, Bolsonaro criou a narrativa de suspeição das urnas eletrônicas e fez várias ameaças ao regime democrático e suas instituições – a última foi o patético desfile militar realizado na manhã desta terça-feira na Esplanada dos Ministérios –, principalmente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF). O questionamento sobre a idoneidade do atual sistema eleitoral e das instituições que o conduzem acabou criando uma grave crise institucional entre o Executivo e o Judiciário.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com