quinta-feira, dezembro 12, 2024
spot_imgspot_img
InícioCidadesCâmara de Ipatinga aprova contas do Executivo de 2021

Câmara de Ipatinga aprova contas do Executivo de 2021

Vereadores aprovam contas após parecer positivo do Tribunal de Contas, destacando avanços na saúde e educação, mas sugerindo melhorias em controle interno e universalização da educação infantil

IPATINGA – A Câmara Municipal aprovou, durante reunião ordinária na tarde desta segunda-feira, as contas do Executivo referentes ao exercício de 2021. A decisão ocorreu após parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), que recomendou a aprovação das contas. Os vereadores Fernando Ratzke, Cida Lima e Professora Mariene votaram contra.

O parecer do TCE-MG destacou que o município cumpriu os índices mínimos exigidos para investimentos em saúde e educação. Ipatinga aplicou 25,48% da receita na manutenção e desenvolvimento do ensino, acima do mínimo constitucional de 25%. Na saúde, o investimento chegou a 28,04%, bem acima do mínimo de 15%.

DESPESA COM PESSOAL

A despesa líquida com pessoal do Poder Executivo foi de 41,62% da Receita Corrente Líquida (RCL), mantendo-se abaixo do limite máximo de 54% previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de Ipatinga indicou uma classificação “B – Efetiva”, sugerindo avanços em áreas como Educação e Saúde.

Apesar do parecer favorável, o TCE-MG fez algumas recomendações à atual administração municipal. Entre elas, a necessidade de melhorias no controle interno e a exigência de universalizar a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos. Em 2021, o município atingiu apenas 83,70% dessa meta, que deveria ter sido cumprida até 2016. Além disso, a ampliação da oferta de educação infantil em creches para crianças de 0 a 3 anos deve ser cumprida até 2024, conforme estabelecido pela legislação.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments