Cidades

Bom Jesus do Galho: nova avenida depende de negociação

BOM JESUS DO GALHO – A cidade vai ganhar uma nova via de circulação, a avenida Sanitária, que ligará a região central da cidade ao bairro da Estação, seguindo o curso do rio Sacramento, desde a ponte de acesso ao loteamento Belvedere até outro loteamento, nas proximidades da antiga serraria do ex-senador José Augusto.

A elaboração do projeto, já concluído,  seguiu as leis ambientais, conforme destaca o engenheiro e consultor ambiental, Héverton Rocha, que participou de estudos sobre os impactos da nova via.

Reunião com representantes da gestão municipal para apresentação do projeto

“Várias ações antecipam a abertura de uma avenida. Um projeto de engenharia para a sua construção passa pelos estudos básicos de viabilidade técnica, econômica, medições, estudos topográfico e investigações sobre como o meio ambiente será impactado com a obra”, explica Héverton, adiantando que o projeto se encontra na fase de desapropriação de áreas particulares que integram o traçado da nova via e passarão por medições.

“O município avançou muito com a conquista do licenciamento e aprovação do projeto pelo Codema”, sublinha o engenheiro.

Héverton conta que a avenida Sanitária terá nove metros de largura, aproximadamente, e cerca de um quilômetro de extensão. “A via contará com calçada, pista de caminhada e será construída mantendo 15 metros de área preservada até à margem do rio Sacramento”.

TEMPO

O prefeito Willian Batista de Calais, Willian Motos, se diz satisfeito com o avanço do projeto e também faz referência às muitas etapas do serviço e que “levam um tempo para serem concluídas. A construção da via envolve a elaboração de plantas, aspectos de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, desapropriação da faixa de domínio e compra de direitos de acesso, medidas de proteção ambiental e recuperação do Passivo Ambiental, paisagismo e urbanização, dentre outros. Todas essas fases consomem muito tempo, já que requerem critérios para serem cumpridas. Mas cada uma dessas fases é importante e vai resultar em uma ótima obra”.

ALÍVIO NO FLUXO

O diretor do Meio Ambiente, Genivaldo Nunes, observa que “o novo percurso do Centro à Estação vai aliviar o grande fluxo nas avenidas Vital Martins Bueno e Juscelino Kubitschek, principalmente na região hospitalar que necessita mais fluidez do trânsito. Seguindo todas as diretrizes básicas para a elaboração do projeto de urbanização sustentável, vamos preservar o remanescente florestal, trabalhar com o plantio de árvores nativas, frutíferas e ornamentais.

O diretor de Cultura e Turismo, Odair Ribeiro (Zezão), disse que a iniciativa vai potencializar o turismo na cidade, os passeios de bicicleta, valorizar a natureza, “o nosso rio Sacramento e ampliar o olhar da população sobre  importância de preservar nossas riquezas, nosso patrimônio cultural”, finaliza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com