Nacionais

Bolsonaristas fazem campanha na rede para desacreditar as pesquisas

Ela vai de ataques a institutos com boa reputação à reprodução de enquetes que carecem de base científica

Ricardo Noblat

(DO METRÓPOLE) – Se Bolsonaro em pessoa tenta desacreditar o sistema eleitoral brasileiro, e para isso conta com a ajuda dos chefes militares, por que seus seguidores fanáticos não fariam a mesma coisa com institutos de pesquisas que dão Lula bem na frente de Bolsonaro na corrida pelo voto? Já está acontecendo.

Em grupos de WhatsApp e Telegram, em contas no Twitter alimentadas por robôs e em canais no YouTube, bolsonaristas se valem de todos os recursos possíveis, alguns bizarros em excesso, para desqualificar pesquisas de institutos com boa reputação e disseminar outras que não merecem a menor confiança.

FALSAS PESQUISAS

Não se acanham em divulgar até falsas pesquisas que dão larga vantagem a Bolsonaro sobre Lula, além de enquetes de origem desconhecida. A enquete carece de base científica, reflete a opinião dos que a respondem, que podem ser mais eleitores de um candidato do que do outro. É um passatempo. Seu valor é nenhum.

A extrema direita está há mais tempo nesse ramo que a esquerda com todos os seus matizes; sua expertise é grande. Se a eleição fosse decidida nas redes sociais, certamente Bolsonaro venceria de lavada. Felizmente, não será. Quase tudo já se faz remotamente, menos votar. Ainda não há segurança para isso.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com