Nacionais

Bolsa opera em queda e inicia a semana com nova paralisação

Mercados globais desabam e o resultado é o pior desde a crise de 2008

SP – Bolsa de Valores voltou a operar após abrir o dia em forte queda. Às 11:35 operava em queda de 10,48%. Nesta segunda-feira (16), o mercado começou o dia tendo sua 5ª paralisação em apenas uma semana. Às 10h24, o Ibovespa caía 12,53%, a 72.32 pontos, quando foi acionado o “circuit breaker”, mecanismo que interrompe as negociações por 30 minutos quando a queda chega a 10%.

Essa queda reflete as Bolsas mundiais, que também começaram a semana em forte queda devido as consequências do novo coronavírus, que foi considerado pela OMS como uma pandemia e vem colocando países em situações de extremo isolamento.

Na sexta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 13,91%, a 82.677 pontos. Na semana, porém, acumulou queda de 15,68% – pior desempenho semanal desde outubro 2008.

O dólar também sentiu os efeitos da crise mundial e começou o dia em alta de quase 3%, chegando novamente perto dos R$ 5,00.

PARALISAÇÃO ECONÔMICA

Economistas explicam que a pandemia de coronavírus faz com que as empresas e os governos reduzam a circulação de pessoas, o que diminui as atividades econômicas nos países mais afetados. Uma das medidas mais drásticas foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que bloqueou os voos oriundos da Europa.

MEDIDAS BRASILEIRAS

O governo brasileiro anunciou, na sexta-feira (13), uma série de medidas econômicas voltadas, principalmente, para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O ministro da Economia, Paulo Guedes, também declarou que oferecerá propostas de reformas econômicas ao Congresso Nacional nas próximas 48 horas. Na próxima segunda-feira (16), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne para definir a nova taxa de juros, hoje em 4,25%.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com