Cultura

Belo Oriente realiza a tradicional Festa do Boi Balaio em Bom Jesus do Bagre

Foto: A Festa do Boi Balaio é uma das manifestações mais antigas de Belo Oriente

IPATINGA – Nos dias 08 e 09 de abril, sábado e domingo, será realizada a tradicional festa cultural do Boi Balaio, no Distrito de Bom Jesus do Bagre, em Belo Oriente.  A tradição completará 74 anos no Município neste ano. A festividade é uma realização da Prefeitura de Belo Oriente e conta com o apoio da Câmara Municipal.

A tradicional festa cultural começará no sábado (08), a partir das 20 horas. Os shows do primeiro dia ficaram por conta de Miranda Souza (20h30), Negatos do Samba (23h) e Dimas e Seus Teclados (00h). Além é claro, do desfile do Boi Balaio pelas ruas do Distrito, a partir das 21h30. No domingo, as festividades terão início a partir das 10 horas da manhã, com Deysi Faustino entrando no palco às 11h30 e Forró Bom de Balada, às 14h.

A festa folclórica do Boi Balaio é realizada sempre no Sábado de Aleluia e é uma das festividades mais antigas do Município. Sendo anterior a emancipação política de Belo Oriente.  Durante o trajeto do desfile do Boi Balaio, são entoadas canções e ele acompanhado por músicos e pelas mulherzinhas (homens de máscaras vestidos de mulheres). O Boi Balaio é confeccionado artesanalmente pelos moradores do Distrito.

HISTÓRICO

A festa remonta do início do século XX, após um grupo de moradores da região se reunir para comemorar a alegria da tradição da malhação de Judas pela manhã. Os moradores confeccionavam as vestimentas do Boi, que eram roupas que cobriam todo o corpo envolto em uma amarração feita com taquara, tendo a frente uma cabeça de boi.

À noite, os moradores seguiam o boi e cantavam, dançavam e faziam repentes, citando os nomes de moradores do local. Segundo os moradores, o animal representa fartura para todo ano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com