Nacionais

Barroso toma posse como presidente do STF

Ministra Rosa Weber preside última sessão à frente da Corte e do Conselho Nacional de Justiça antes de se aposentar. Siga:

https://www.youtube.com/live/JwvHmmFadQA?si=2dURIWANUjk7rm0a

BRASÍLIA – O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em sessão solene nesta quinta-feira (28). Barroso foi empossado em sessão presidida pela ministra Rosa Weber, que irá se aposentar. A solenidade aberta com a interpretação do Hino Nacional pela cantora Maria Bethânia.

O ministro Edson Fachin assumiu a Vice-Presidência da Corte e do CNJ. A abertura da sessão de posse foi o último ato da gestão da ministra Rosa Weber na Presidência do STF, há pouco mais de um ano no cargo. Após assumir, Barroso deu posse ao vice-presidente Edson Fachin.

Sessão solene de posse do ministro Luis Roberto Barroso como presidente do STF

BIOGRAFIA

Natural de Vassouras (RJ), Roberto Barroso completou dez anos de Corte em junho deste ano, após assumir a vaga do ministro Ayres Britto (aposentado). Nessa década, Barroso assumiu a relatoria de julgamentos de destaque como o piso nacional da enfermagem (ADI 7222), Fundo do Clima (ADPF 708), candidaturas avulsas, sem filiação partidária (RE 1238853), proteção aos povos indígenas contra a invasão de suas terras (ADPF 709) e contra despejos e desocupações de pessoas durante a pandemia de covid-19, além das execuções penais dos condenados na AP 470 (mensalão).

VIDA ACADÊMICA

Roberto Barroso é graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde é professor titular de Direito Constitucional, tem mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade Harvard (EUA). Ainda em sua vida acadêmica, lecionou como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e de Brasília (UnB). Foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro e advogado constitucionalista. Como advogado, participou de grandes julgamentos no STF, como a defesa da Lei de Biossegurança, reconhecimento das uniões homoafetivas e interrupção da gestação em caso de feto anencéfalo.

A ministra Rosa Weber presidiu sua última sessão no STF

VICE-PRESIDENTE

Integrante do Supremo desde junho de 2015, o ministro Luiz Edson Fachin assumiu a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. Advogado e acadêmico, foi professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde se graduou em Direito em 1980. Tem mestrado e doutorado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutorado no Canadá. Participou como pesquisador convidado do Instituto Max Planck, em Hamburgo (Alemanha), e foi professor visitante do King’s College, em Londres. Edson Fachin nasceu em 8 de fevereiro de 1958, em Rondinha (RS).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com