Cidades

Autoridades municipais unem esforços para reduzir criminalidade no centro

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, representada por membros das Secretarias de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e de Assistência Social (SMAS), participou nesta terça-feira (23) de um encontro no auditório da Câmara de Diretores Lojistas (CDL),promovido pela Polícia Militar. O objetivo foi apresentar ao governo municipal e aos comerciantes doCentro que fazem parte do programa Rede de Comerciantes Protegidos dados referentes a delitos registrados na área central da cidade.

COMÉRCIO

De acordo com o comandante da 82ª Cia. de Polícia Militar de Ipatinga, tenente Jacson Ribeiro Araújo, o Programa visa reduzir a vulnerabilidade dos estabelecimentos comerciais à criminalidade; aumentar a sensação de segurança e estimulá-la com base na solidariedade do vizinho para coibir ações delituosas. “Por isso precisamos da participação de todos os atores envolvidos: as instituições, as associações e os empreendedores, com a parceria dos poderes constituídos”, frisou.

REDUÇÃO DE FURTOS

Durante o encontro, o oficial da PM apresentou dados abrangentes de ocorrências acontecidas na área central do município. Alguns números foram positivos, como a redução de 24% dos furtos em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, o índice de arrombamentos aumentou, e as principais causas apontadas foram as lojas fechadas em função da pandemia, além do desencarceramento de infratores.

MORADORES DE RUA

Outro fator apontado pelo comandante como influenciador do agravamento da criminalidade foi a alta concentração de moradores em situação de rua na região do Centro, onde o fluxo de pessoas é maior e, consequentemente, a doação de esmolas. “Fizemos uma parceria com a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros para uma ação conjunta de monitoramento das áreas centrais, a fim de coibir furtos e arrombamentos, e os resultados têm se mostrado positivos”, ressalvou.

INTERFACE

Como destacou o secretário de Segurança e Convivência Cidadã, Décio Camargos, a pasta é responsável, dentre outras tarefas, por realizar a interface com os comandos das polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros, assim como os órgãos de segurança ligados aos governos estadual e federal. Ele disse que o município não medirá esforços para contribuir com a redução do índice de criminalidade no município.“Faremos todo esforço possível para reativar o Programa Olho Vivo. Vamos trabalhar também para instalar a Guarda Municipal. E nos colocamos à inteira disposição de toda a sociedade para elevar os níveis de segurança na cidade”, salientou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com