Internacionais

Artífice das ditaduras na América Latina, Henry Kissinger morre aos 100 anos

BRASÍLIA – Henry Kissinger, um polêmico ganhador do Prêmio Nobel da Paz e potência diplomática cujo serviço sob dois presidentes dos Estados Unidos deixou uma marca na política externa americana, morreu nesta quarta-feira (29), aos 100 anos, informou a Kissinger Associates Inc em um comunicado. Kissinger morreu em sua casa em Connecticut, nos EUA, segundo a empresa, mas a causa não foi informada. O texto ressalta que ele será enterrado em uma cerimônia familiar privada, seguido posteriormente por um memorial público na cidade de Nova York.

Embora seja considerado um grande estrategista em política internacional, Kissinger também é considerado um criminoso de guerra e foi um dos principais articuladores da derrubada de regimes democráticos e implantação das ditaduras militares no Brasil, Chile, Argentina, que fizeram centenas de mortos, desaparecidos e torturados pelos governos ditatoriais.

EM ATIVIDADE

O ganhador do Nobel esteve ativo mesmo após completar 100 anos, participando de reuniões na Casa Branca, publicando um livro sobre estilos de liderança e testemunhando perante uma comissão do Senado sobre a ameaça nuclear representada pela Coreia do Norte.

Em julho de 2023, ele fez uma visita surpresa a Pequim para se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping.

Na década de 1970, ele participou de muitos dos eventos globais mais marcantes, enquanto servia como secretário de Estado no governo do presidente republicano Richard Nixon.

ABERTURA CHINESA

Os esforços de Kissinger, um refugiado judeu nascido na Alemanha, levaram à abertura diplomática da China, a negociações históricas sobre o controle de armas entre os EUA e a União Soviética, à expansão dos laços entre Israel e os seus vizinhos árabes e aos Acordos de Paz de Paris com o Vietnã do Norte.

O reinado de Kissinger como principal arquiteto da política externa dos Estados Unidos diminuiu com a renúncia de Nixon, em 1974. Ainda assim, ele continuou sendo uma força diplomática sob o presidente Gerald Ford, emitindo opiniões fortes durante o resto da sua vida.

DITADURAS

Enquanto muitos elogiaram Kissinger pelo seu brilhantismo e vasta experiência, outros o rotularam de criminoso de guerra pelo seu apoio a ditaduras militares, especialmente na América Latina.

Nos seus últimos anos de vida, suas viagens foram marcadas pelos esforços de outras nações para prendê-lo ou questioná-lo sobre a política externa dos EUA no passado.

NOBEL CONTROVERSO

O Prêmio da Paz que recebeu 1973 — atribuído conjuntamente a Le Duc Tho, do Vietnã do Norte, que o recusou – foi um dos mais controversos da história.

Dois membros do comitê do Nobel renunciaram devido a essa premiação, surgindo questões sobre um bombardeio secreto dos EUA no Camboja.

O presidente dos EUA, Richard Nixon, com o Conselheiro de Segurança Nacional,
Henry Kissinger / Getty Images

Ford chamou Kissinger de “supersecretário de Estado”, mas também destacou sua irritabilidade e autoconfiança, que os críticos provavelmente chamariam de paranoia e egoísmo. Até mesmo Ford disse: “Henry, em sua mente, nunca cometeu um erro”.

Com sua expressão severa e voz rouca com sotaque alemão, Kissinger tinha uma imagem de “mulherengo”, acompanhando estrelas por Washington e Nova York em sua época de solteiro. O poder, segundo ele, era o afrodisíaco definitivo.

Volúvel na política, o ganhador do Nobel era reticente em assuntos pessoais, embora certa vez tenha dito a um jornalista que se via como um “herói caubói”, cavalgando sozinho.

BIOGRAFIA

Heinz Alfred Kissinger nasceu em Furth, na Alemanha, em 27 de maio de 1923, e mudou-se para os Estados Unidos com sua família em 1938, antes da campanha nazista para exterminar os judeus.

Anglicizando seu nome para Henry, ele se tornou cidadão americano naturalizado em 1943, tendo servido no Exército na Europa na Segunda Guerra Mundial.

Kissinger foi para a Universidade de Harvard com bolsa de estudos, obtendo um mestrado em 1952 e um doutorado em 1954. Ele fez parte do corpo docente de Harvard por 17 anos.

Durante grande parte desse tempo, Kissinger serviu como consultor para agências governamentais, inclusive em 1967, quando atuou como intermediário para o Departamento de Estado dos EUA no Vietnã.

Ele usou suas conexões com a administração do presidente Lyndon Johnson para transmitir informações sobre as negociações de paz ao campo de Nixon.

Quando a promessa de Nixon de acabar com a Guerra do Vietnã lhe alçou a presidente nas eleições de 1968, ele levou Kissinger à Casa Branca como conselheiro de Segurança Nacional.

VIETNÃ

Mas o processo de “vietnamização” — transferindo o fardo da guerra do meio milhão de forças dos EUA para os sul-vietnamitas — foi longo e sangrento, pontuado por bombardeamentos maciços dos Estados Unidos no Vietnã do Norte, por minas nos portos do Norte e pelo bombardeamento do Camboja.

Kissinger declarou em 1972 que “a paz está próxima” no Vietnã, mas os Acordos de Paz de Paris alcançados em janeiro de 1973 foram pouco mais do que um prelúdio para a tomada comunista final do Sul, dois anos depois.

Em 1973, além do seu papel como conselheiro de segurança nacional, Kissinger foi nomeado secretário de Estado – o que lhe confere autoridade incontestada nos assuntos externos.

ORIENTE MÉDIO

A intensificação do conflito árabe-israelense lançou Kissinger na sua primeira missão chamada “ônibus espacial”, um tipo de diplomacia altamente pessoal e de alta pressão pela qual ele se tornou famoso.

Trinta e dois dias de viagem entre Jerusalém e Damasco ajudaram Kissinger a forjar um acordo duradouro entre Israel e a Síria nas Colinas de Golã ocupadas por Israel.

Em um esforço para diminuir a influência soviética, Kissinger contactou o seu principal rival comunista, a China, e fez duas viagens ao país, incluindo uma secreta para se encontrar com o primeiro-ministro Zhou Enlai.

O resultado foi a cúpula histórica de Nixon em Pequim com o presidente Mao Tsé Tung e a eventual formalização das relações entre os dois países.

ACORDO ESTRATÉGICO

O escândalo Watergate que forçou Nixon a renunciar quase não atingiu Kissinger, que não estava ligado ao encobrimento e continuou como secretário de Estado quando Ford assumiu o cargo, no verão de 1974.

Mas Ford o substituiu como conselheiro de Segurança Nacional, em um esforço para ouvir mais vozes sobre política externa.

Mais tarde naquele ano, Kissinger foi com Ford para Vladivostok, na União Soviética, onde o presidente se encontrou com o líder soviético Leonid Brezhnev e concordou com uma estrutura básica para um pacto de armas estratégico.

O acordo coroou os esforços pioneiros de Kissinger para o relaxamento das tensões entre os EUA e a União Soviética.

Mas as habilidades diplomáticas de Kissinger tinham limites. Em 1975, foi acusado de não ter conseguido persuadir Israel e o Egito a concordarem com uma desescalada no Sinai.

E na guerra Índia-Paquistão de 1971, Nixon e Kissinger foram fortemente criticados por se inclinarem para o Paquistão. Kissinger foi ouvido chamando os índios de “bastardos”, uma fala que mais tarde ele disse ter arrependido.

ANTI-COMUNISTA

Assim como Nixon, ele temia a propagação de ideias de esquerda no hemisfério ocidental, e as suas ações contra isso causariam profundas suspeitas em relação a Washington por parte de muitos latino-americanos nos anos seguintes.

Em 1970, conspirou com a CIA sobre a melhor forma de desestabilizar e derrubar o presidente chileno marxista democraticamente eleito, Salvador Allende, ao mesmo tempo que afirmava em um memorando na sequência do sangrento golpe de Estado argentino em 1976 que os ditadores militares deveriam ser encorajados.

Quando Ford perdeu para Jimmy Carter, um democrata, em 1976, os dias de Kissinger no governo estavam contados. O próximo republicano na Casa Branca, Ronald Reagan, distanciou-se de Kissinger, que considerava fora de sintonia com o seu eleitorado conservador.

Depois de deixar o governo, Henry Kissinger criou uma empresa de consultoria de alto preço e poder em Nova York, que oferecia aconselhamento à elite empresarial mundial.

Ele atuou em conselhos de empresas e em vários fóruns de política externa e segurança, escreveu livros e tornou-se comentarista na mídia sobre assuntos internacionais.

11 DE SETEMBRO

Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o presidente George W. Bush escolheu Kissinger para chefiar um comitê de investigação. Mas os protestos dos democratas, que viam um conflito de interesses com muitos dos clientes da sua empresa de consultoria, forçaram o ex-diplomata a renunciar ao cargo.

Divorciado de sua primeira esposa, Ann Fleischer, em 1964, casou-se com Nancy Maginnes, assessora do governador de Nova York, Nelson Rockefeller, em 1974. Teve dois filhos com sua primeira esposa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com