terça-feira, outubro 15, 2024
Google search engine
InícioCidadesJustiça assegura candidatura de Jadson no PRTB

Justiça assegura candidatura de Jadson no PRTB

Candidato afirma que decisão judicial corrige erro em duplicidade de candidatura a prefeito pelo PRTB; direção nacional do partido havia emitido comunicado contra Jadson   

IPATINGA – A Justiça Eleitoral de Ipatinga manteve somente a candidatura de Jadson Heleno Moreira, a prefeito de Ipatinga pelo PRTB. No período de registro de candidatura, houve duplicidade nos registros de candidatura. Em sentença na noite desta segunda-feira, a candidatura de Michel Winter a prefeito pela mesma legenda foi considerada nula. A decisão foi do juiz eleitoral Antônio Augusto Calaes de Oliveira. 

Em coletiva à imprensa, na manhã desta terça-feira (20), Jadson comentou sobre a decisão. “Tentaram nos desestabilizar. Mas, Graças a Deus a justiça eleitoral corrigiu o erro, e tirou quem tinha a intenção apenas de atrapalhar a nossa candidatura e um projeto de transformação para nossa cidade”, disse.

SENTENÇA

O magistrado ainda levou em consideração um pedido de impugnação imposta pelo Ministério Público Eleitoral e uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral que já havia suspendido a tentativa de alteração da direção municipal do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, em Ipatinga, cuja comissão tinha como candidato Michel Winter. 

“Julgo procedente as impugnações apresentadas e indefiro o registro apresentado. Determino ainda, em fundamento da resolução do TSE, que será considerado para fins da distribuição do horário eleitoral gratuito o registro de candidatura da Coligação “Transforma Ipatinga” (PRTB e PODEMOS), cujos candidatos são, respectivamente, Jadson Heleno Moreira para cargo de prefeito e Noé Pedro para vice”, afirma o juiz em trecho da sentença que foi anexada nos processos de registro de Michel Neves. 

TENTATIVA EM VÃO

A tentativa de desarticular a candidatura de Jadson à Prefeitura de Ipatinga aconteceu no dia 9 de agosto, quando Neves, teve acesso ao sistema de registro de candidatura do TSE e homologou o nome dele. No entanto, o Ministério Público Eleitoral opinou pela impugnação do ex-candidato, alegando a nulidade da chapa apresentada. Segundo o MPE, os requerimentos de registro do partido e do candidato apresentados se refere à pessoa que não detinha legitimidade. 

“No sistema oficial da Justiça Eleitoral que registra, regula e dá publicidade à composição dos órgãos partidários em nível nacional, regional e local, consta como válida e anotada a comissão provisória presidida por André dos Santos Moreira, cujo candidato a prefeito é Jadson, inexistindo menção a outro órgão do PRTB no município”, diz outro trecho da decisão. 

Apesar dos conflitos internos do partido, Jadson disse que em nenhum momento desistiu de continuar a levar as propostas e sempre confiou na justiça. “Não parei um dia sequer, mesmo com todas essas tentativas desonestas. Estou preocupado em resolver os problemas antigos da nossa cidade. Continuamos e continuaremos a conversar com as pessoas. E agora, mais que nunca, os eleitores poderão entender o que de fato é bom para Ipatinga. A justiça foi feita”, finalizou.

Direção Nacional do PRTB emitiu comunicado contra candidatura de Jadson

No último dia 15 de agosto o presidente nacional do PRTB, Leonardo Alves e Araújo, emitiu um comunicado afirmando que “a Comissão Provisória Municipal de Ipatinga/MG, presidida por André dos Santos Moreira, foi nomeada indevidamente, em afronta ao art. 14, II, do Estatuto Partidário e à Resolução PRTB n° 007/2024, não podendo ser reconhecida por este Diretório Nacional”.

A nota dizia ainda que o “Diretório Nacional reconhece a nomeação, por ele, da Comissão Provisória Municipal de Ipatinga/MG presidida por Priscila Raquel Henriques Gomes Marialva”.

Finalmente, dizia o comunicado, “este Diretório Nacional reafirma que a ele cabe autorizar a realização de convenções em cidades com mais de 200.000 (duzentos mil habitantes), nos termos do art. 17, parágrafo 4º, do Estatuto Partidário, e a autorização foi dada apenas à Comissão Municipal do PRTB de Ipatinga/MG, presidida por Priscila Raquel Henriques Gomes Marialva, cuja convenção, realizada em 04/08/2024, escolheu Michel Neves Winter como candidato a prefeito, não tendo validade qualquer outra convenção”.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments