domingo, novembro 24, 2024
spot_img
InícioCidadesAperam tem últimos dias para inscrições dos cursos gratuitos para mulheres

Aperam tem últimos dias para inscrições dos cursos gratuitos para mulheres

Serão ofertadas mais de 40 vagas para os cursos de Operadora Siderúrgica Soldadora e Manutenção Mecânica, inclusive para mulheres trans

TIMÓTEO – As inscrições para as qualificações de Operadora Siderúrgica Soldadora e Manutenção Mecânica, promovidas pela Fundação Aperam Acesita, por meio do Instituto do Inox, encerram na próxima sexta-feira (20/10). A iniciativa integra o programa de Inclusão & Diversidade da Aperam. As vagas são limitadas e o edital está disponível no site www.institutodoinox.com.br. 

Os cursos são gratuitos e voltados exclusivamente para mulheres (inclusive trans) a partir de 18 anos e que tenham o Ensino Médio completo. A taxa de inscrição tem o valor de

R$50, porém, as candidatas inscritas no CadÚnico podem solicitar a isenção mediante comprovação.

O processo seletivo compreende inscrição, aplicação de provas de conhecimento (Língua Portuguesa e Matemática), avaliação psicológica e entrevista, divulgação de resultados e efetivação de matrícula. A participação nos cursos não gera vínculo empregatício ou contratação por empresas do grupo Aperam.

PREPARAÇÃO PARA O MERCADO

As aulas serão no Centro de Formação Profissional Aperam, em Timóteo, e terão início em dezembro deste ano. Ao todo, serão oferecidas 44 vagas, sendo 12 vagas para Operadora Siderúrgica Soldadora (dezembro/23), 20 vagas para Manutenção Mecânica (dezembro/2023) e outras 12 vagas para Operadora Siderúrgica Soldadora (fevereiro/2024).

A capacitação Operadora Siderúrgica Soldadora está alinhada às necessidades do mercado siderúrgico do Vale do Aço, para o processo de soldagem. Com carga horária prevista de 220 horas, o conteúdo inclui conhecimentos institucionais básicos sobre saúde e segurança, desenvolvimento das relações humanas, desenvolvimento técnico oxicorte (maçaricos) e desenvolvimento técnico em soldagem (Eletrodo Revestido).

A qualificação em Manutenção Mecânica vai capacitar as mulheres participantes para atuar na siderurgia da região. O programa inclui conhecimentos sobre saúde e segurança e desenvolvimento das relações humanas, além de desenvolvimento técnico em metrologia dimensional, desenhos, tecnologia, ferramental, conjuntos mecânicos, hidráulica básica, pneumática, lubrificação básica, ajustes e tolerâncias e máquinas rotativas e desenvolvimento técnico em soldagem (Eletrodo Revestido) com carga horária prevista de 207 horas de qualificação.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments