Esportes

Ajudôu volta a Dionísio e Goiabal com 300 vagas para aulas gratuitas de judô

Projeto Social patrocinado pela ArcelorMittal vai beneficiar jovens e adolescentes, de 7 a 17 anos, durante 12 meses.

IPATINGA – Após 1 ano e 7 meses (desde março de 2020) com as aulas paralisadas em Dionísio e São José do Goiabal, devido a pandemia, o projeto esportivo social vai retornar. O início das atividades está marcado para 18 de outubro e vai beneficiar 300 jovens de 7 a 17 anos com a prática de judô, por meio do Projeto Ippon Social.

“A importância do esporte em nossas vidas é incontestável. São inúmeros benefícios que não se limitam ao bem-estar físico e que repercutem positivamente no tempo, impactando positivamente nosso presente e nosso futuro. Além disso, o projeto aproximou os pais da escola, chamou atenção para o desempenho escolar dos filhos participantes e não fosse o bastante, ainda beneficiou alunos carentes com uniformes e cestas básicas. Neste momento de grandes incertezas, a ONG Ajudôu foi um grande ponto de positividade que mudou pra melhor a vida de diversas crianças.”, conta a secretária de Educação de Dionísio, Maria da Assunção Vieira Araújo.

CRESCIMENTO SAUDÁVEL

A prática esportiva é essencial para o crescimento saudável de crianças e adolescentes. Por meio dela, as habilidades físicas, motoras, sociais e psíquicas são desenvolvidas e geram resultado por toda a vida. Entretanto, a realidade no país, em relação ao esporte, é aquém do ideal. Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 84% das crianças e adolescentes de 11 a 17 anos não realizam atividade física suficiente.

A falta de acesso às modalidades esportivas pode ser um fator que acrescenta ao número, tendo em vista que os jovens de baixa renda podem não ser introduzidos à prática esportiva devido às razões financeiras da família. E é por essa razão que a ONG Ajudôu criou, entre muitos projetos esportivos, o Ippon Social que, por meio da prática gratuita de aulas de judô, visa a inclusão das crianças e adolescentes na sociedade.

IPPON SOCIAL

“O Projeto Ippon Social realizado nos municípios de Dionísio e São José do Goiabal já virou tradição. Centenas de crianças de diversas faixas etárias participam e já participaram em outros ciclos. O Projeto só é possível graças ao apoio da ArcelorMittal e das parcerias público privada entre o Ajudôu e as prefeituras das duas cidades. Parcerias longevas como estas trazem muitos benefícios a toda população, não apenas no aspecto esportivo mas também social”, afirma o coordenador do Projeto Ippon Social, Dalton Pinheiro.

Além das aulas de esporte, o Projeto Ippon Social trará uma série de benefícios para o municípios, como: o fortalecimento do senso de comunidade entre os alunos, aumento do círculo social e aprendizado sobre voluntariado. Por isso, o desenvolvimento de projetos sociais esportivos pelo país são de suma importância, pois quando o jovem tem contato com os conceitos e virtudes do Ajudôu, ele tem a possibilidade de formar o seu caráter e ter um futuro diferente, do contrário ao que teria se estivesse nas ruas.

EDUCAÇÃO

“Eu, como mãe, só tenho a agradecer! O esporte é muito bom para saúde, e o judô possui regras que ajudam muito na educação de nossos pequenos. Ensina a ter paciência, coisa que as crianças estão perdendo muito por ficar muito dentro de casa, o respeito ao próximo, coisa que temos que trabalhar muito perante a sociedade que estamos vivendo. Todos os dias, ao falar que tinha aula, minha filha ficava animada, pegava a bolsinha e saia toda feliz! Agradeço muito o tempo que ela participou do projeto. Espero que ele volte logo para a cidade!”, conta Keliane Aparecida, mãe da Ana Vitória, aluna do Ajudôu no ano de 2018-2019.

MATRÍCULAS ABERTAS

O Projeto Ippon Social, tem o patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais e apoio das prefeituras de Dionísio e São José do Goiabal.  As inscrições estão abertas para 300 crianças e adolescentes (masculino e feminino), entre 7 a 17 anos, praticarem aulas de judô durante 1 ano.

LOCAIS DE INSCRIÇÕES

As aulas terão início em 18 de outubro e serão realizadas duas vezes por semana, sempre no contra turno escolar dos estudantes, contendo 1h de duração. Confira os locais em cada cidade:

● Dionísio: Escola Municipal Dr. Gomes (R. José Rosa Filho, Nº 46, Centro, Dionísio – MG).

● São José do Goiabal: E. M. Manoel Lucio de Morais (R. Dr. Mateus Vasconcelos, Nº 127, Pe. Hermelindo, São José do Goiabal – MG).

Uniformes completos para lutar

A autoestima do aluno é desenvolvida durante todas as etapas do projeto. Um exemplo é o kit uniforme que cada um vai receber, contendo camisa, quimono e faixa novinhos. A entrega dos materiais garante que todos os alunos do Ippon Social frequentem as aulas com igualdade, independente das condições financeiras das famílias.

PROTOCOLOS

Para realizar os atendimentos, sem colocar as crianças e professores em risco, foi desenvolvido o Protocolo para Retomada das Atividades Esportivas do Ajudôu no contexto da Covid-19.

O manual do Ajudôu visa passar regras gerais de seguranças sanitárias contra a Covid-19 de acordo com a realidade de cada local, ou seja, as aulas de esporte terão adaptação de acordo com as diretrizes do Ajudôu, que podem ser revisadas. Abaixo estão alguns exemplos de diretrizes:

– Distanciamento mínimo exigido durante as aulas (1 aluno a cada 2 m²);

– Todos os alunos devem começar e terminar as atividades no mesmo espaço de tempo e saírem de forma ordenada, sem contato e aglomeração;

– Término das aulas 10 minutos antes para não aglomerar com a turma da próxima aula;

SOBRE O AJUDÔU

O Ajudôu é uma Organização não Governamental, reconhecida pela utilidade pública nas esferas municipal e estadual. Foi fundado em 1995, em Timóteo-MG, e já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes com aulas de judô e outros esportes gratuitamente. Atualmente, o Ajudôu está expandindo seus trabalhos para mais de 40 cidades em 4 estados diferentes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com