Documento apresenta como a ONG impactou mais de 5 mil crianças em 34 cidades de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo
IPATINGA – Nos últimos 4 anos, o Ajudôu vem aperfeiçoando sua gestão e credibilidade para conseguir impactar ainda mais a vida de crianças e adolescentes por meio do esporte. Como parte desse processo, a criação do relatório de impacto e transparência tornou-se uma peça fundamental por comunicar à comunidade e aos doadores de forma ativa os resultados das doações e do trabalho da ONG.
A publicação é um conjunto de informações e documentos cujo objetivo é dar transparência às ações realizadas pela entidade no ano corrente de 2021. É possível saber sobre as áreas técnica e pedagógica, gestão, comunicação, captação de recursos e trabalhos humanitários.
“Toda organização seja ela pública ou privada prezam pela transparência de suas ações. As associações sem fins lucrativos não são diferentes, pois dialogam com os dois, daí a importância ainda maior de ter em seu DNA essa característica. Este material foi produzido com muito carinho por toda a equipe do Ajudôu, espero que façam uma ótima leitura e conheçam melhor nosso trabalho, que é desenvolvido com amor, gestão, solidariedade, carinho e respeito a todos”, declara o Fundador e Diretor Executivo do Ajudôu, Júlio César Lana Jaques.
ANO FÊNIX
O ano de 2021 foi muito desafiador para as ONGs, para o Ajudôu não foi diferente. A crise tornou ainda mais clara a importância de práticas de transparência para aumentar a confiabilidade dos apoiadores em sua atuação. Com a chegada da vacina e, consequentemente, a contenção e diminuição dos casos de Covid, após 1 ano e 6 meses sem realizar aulas esportivas, a retomada às atividades começou tímida e foi crescendo gradativamente.
Em poucos meses, beneficiamos mais de 5 mil alunos, antes mesmo do ano findar. Além de dar continuidade às entregas de cestas básicas e outros itens essenciais para tantas famílias que ainda sentiam o impacto da pandemia, em meio ao desemprego, fome, e ao próprio vírus da Covid-19.
“Durante a pandemia, ficou demonstrado a grande importância e relevância na sociedade mundial o papel das organizações nas campanhas humanitárias, contribuindo em muito na ajuda dos mais necessitados. Diante desse cenário de muitas incertezas, não cruzamos os braços, daí foi a nossa virada de chave, onde começamos um trabalho interno de planejamento estratégico, de uma verdadeira revolução e redefinição de onde iríamos caminhar”, relatou Júlio César Lana Jaques.
Confira o relatório na íntegra: Relatório de Impacto 2021 – Ajudôu.pdf
O AJUDÔU
O Ajudôu é uma Organização não Governamental, reconhecida pela utilidade pública nas esferas municipal e estadual. Foi fundado em 1995, em Timóteo-MG, e já atendeu mais de 35 mil crianças e adolescentes com aulas de judô e outros esportes gratuitamente. Atualmente, o Ajudôu está expandindo seus trabalhos para mais de 34 cidades em 4 estados diferentes.