Cultura

“A Terra está com febre”, diz Ailton Krenak

“A Terra está com febre!” A frase é do líder indígena, escritor e ambientalista Ailton Krenak, convidado do 36º episódio do podcast Política ao Quadrado. Além de trazer reflexões sobre o custo do atual modelo de consumo e de desenvolvimento para o planeta, o convidado falou sobre vida, morte e sonhos.

Ao explicar as contradições do fenômeno do aquecimento global, Krenak alertou que a Amazônia poderá virar um “Pantanal estragado”, um deserto, enquanto a Rússia demonstra satisfação com o degelo das calotas polares – o que pode aumentar a quantidade de terras daquele país. O líder indígena aponta a existência de estudo de previsão de alteração do bioma da floresta já em 2035, caso o planeta continue esquentando. Autor de livros como “A vida não é útil”, “O amanhã não está à venda” e “Ideias para adiar o fim do mundo”, ele afirma que a questão central a ser discutida na próxima Cúpula do Clima são soluções para desaquecer o planeta.

PANDEMIA

A pandemia de covid-19 é outro resultado do desequilíbrio do ecossistema terrestre, conforme o escritor. Ele relatou desconhecer pessoa sensata que a considera um fenômeno natural. Ao observar animais, plantas e insetos livres do vírus, enquanto humanos caíam mortalmente, Krenak conclui: “a covid tem endereço, o endereço dela é o organismo do Homo sapiens. Se o planeta Terra em desequilíbrio deixou escapar um vírus que mata os humanos, a gente está esperando o que pra entender que estamos fazendo a coisa errada?”

O convidado criticou os projetos de desenvolvimento para a Amazônia que permitem a exploração econômica da região por meio de atividades como a agropecuária e a mineração. Ele lembra que a ONU começa a projetar os objetivos do milênio colocando em questão os índices que tomam como referência o acesso a eletrodomésticos, internet, habitações com luz elétrica e saneamento. “Você chega numa metrópole onde todo mundo está empilhado, todo mundo tem fogão, geladeira e carro. Só que eles estão com doença mental”. As novas avaliações de desenvolvimento humano deveriam levar em consideração fatores como segurança alimentar e as condições que proporcionam um estado psicológico saudável.

FICHA TÉCNICA

Quem faz o quadrado? O Política ao Quadrado é o podcast de primeira que vai ao ar toda segunda. A produção independente tem apresentação de Lívia Carolina e Caio Barros, técnica e vídeo por Kauê Pinto, edição e mixagem de Brunno Rossetti e produção de Germano Neto.

Ouça o episódio:

https://spoti.fi/3AMcu4y

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com