Cidades

23 mortes por problemas respiratórios, nenhuma por Covid-19?

Foto: Divulgação

Funerária de Belo Horizonte recebe 73 mortos em apenas 72 horas, 23 teriam sido causadas por “dificuldades para respirar”

BH – Um boletim de ocorrência (BO) registrado pela Polícia Militar de Minas Gerais indicando que uma funerária de Belo Horizonte recebeu 73 cadáveres entre a sexta-feira (20) e a noite de domingo (22), sendo 23 mortes por problemas respiratórios. A polícia confirma que emitiu um boletim de ocorrência, mas não confirma a veracidade.

Segundo a versão que consta no BO, o gerente disse aos policiais que dos 23 corpos, um tinha como causa da morte a Covid-19, e que, por isso, foi enterrado sem velório.

A funerária afirmou que o número de atendimentos teve aumento nos últimos dias, “mas nada que possa ser considerado significativo, estando dentro da regularidade para essa época do ano”.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que a situação está sendo avaliada e acompanhada pelos órgãos competentes. “Vale ressaltar que não há, até o momento, nenhum caso confirmado de óbito por COVID-19 no estado de Minas Gerais. Tão logo as informações sejam apuradas adequadamente daremos os devidos esclarecimentos”, finalizou.

boletim-ocorrencia

A história está, no mínimo, muito mal contada. A polícia confirma que emitiu um boletim de ocorrência sobre as tais 73 mortes, sendo 23 por complicações respiratórias. Mas afirma que o conteúdo pode não ser verdadeiro. Como se sabe, o registro desses documentos é atribuição das próprias polícias e a polícia militar da capital mineira confirmou a validade do boletim de ocorrência. A funerária também já confirmou que houve um ligeiro aumento dos números de corpos que chegam ao estabelecimento. Em um quadro de provável enorme subnotificação dos casos de COVID-19 no país, haver um documento oficial emitido por agentes do estado relatando a existência desse possível defeito da notificação é sério, sobretudo porque a informação vazou e requer transparência.

Aceitar um desmentido atabalhoado desses da Polícia Militar como se fosse absolutamente impossível que esteja havendo subnotificação é simplesmente temerário do ponto de vista da pandemia, ainda mais quando a principal força política organizada do país hoje tem interesse nessa subnotificação.

As subnotificações por falta de testes já preocupava, agora ter que lidar com mortes maquiadas intencionalmente não vai ajudar em nada. Sem saber a dimensão da pandemia por aqui, a realidade deve bater forte nas próximas semanas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com