Cultura

14° Salão do Livro Vale do Aço começa nesta terça

Até o dia 28 de maio, evento literário leva espetáculos, oficinas, exposições em homenagem ao cartunista Ziraldo

IPATINGA – A festa literária mais esperada do ano, o 14º Salão do Livro Vale do Aço, será aberta nesta terça-feira (23), às 19h30, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Nesta edição, a programação cultural homenageia o escritor e cartunista caratinguense Ziraldo, que celebrou 90 anos em 2022. Espetáculos teatrais e musicais, oficinas, contação de histórias, feira de livros, lançamentos de livros e as exposições “Através do Z” e “Ziraldo Cara a Cara” integram a programação do evento que vai até o dia 28 de maio.

A comunidade está convidada a prestigiar toda programação que está disponível no site www.salaodolivrovaledoaco.com.br. O 14º Salão do Livro Vale do Aço é realizado com o patrocínio da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto Usiminas, do Shopping Vale do Aço, com produção executiva da Base Projetos Especiais.

FEIRA DE LIVROS

Os amantes da literatura e dos livros podem esperar por mais uma Feira de Livros composta pelas principais editoras e distribuidoras de Minas Gerais. Este ano, a Feira ganhou mais espaço, ocupando o Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas com 19 estandes, palcos para lançamentos de livros, contações de histórias e apresentações musicais. Quem passar pela Feira poderá participar também do cineminha literário, com exibição do filme O Menino Maluquinho (dia 27/5, às 16h) e Menino Maluquinho 2 – A Aventura (dia 28/5, às 14h), também de intervenções artísticas e saraus.

OFICINAS

As famílias vão poder curtir as oficinas “A Fantástica Fábrica de Caixinhas”, com Assis de Zévila, no dia 27 (sábado), das 10h às 12h; e “Somos Todos Maluquinhos”, no dia 28/5 (domingo), com Fernanda La Noce, das 10 às 12h e das 14h às 16h, ambas no Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas. Outra atividade realizada no fim de semana será a apresentação “Flicts + Oficina O Abraço”, nos dias 27/5 (sábado) e 28/5 (domingo), das 10 às 12h20, na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas, ministrada por Mariana Jacques, Tereza Cristina e Joana Jacques.

EXPOSIÇÕES

Em parceria com o Instituto Ziraldo, os visitantes do 14° Salão do Livro Vale do Aço terão a oportunidade de desbravar a obra literária do cartunista na exposição Através do Z, que será montada na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas. A mostra fica em cartaz até o dia 29 de julho e promete ser uma experiência sensorial focada no objeto livro e no leitor, trazendo a força da palavra escrita e da imagem, marcas registradas de Ziraldo há mais de 5 décadas.

Outra homenagem prestada ao escritor de Caratinga será a instalação “Ziraldo Cara a Cara” no Foyer do Teatro do Centro Cultural Usiminas. Composta por desenhos e caricaturas inspiradas no Ziraldo, produzidas por 50 cartunistas e ilustradores de todo Brasil que fazem parte da CartuMinas, grupo criado para engajar e dar visibilidade aos trabalhos realizados pelos cartunistas mineiros e prestar homenagens a grandes nomes nacionais.

SERVIÇO

14° Salão do Livro Vale do Aço

De 23 a 28 de maio de 2023

De quarta a sexta-feira, das 9h às 21h, sábado, das 10h às 21h e domingo, das 10h às 18h.

Local: Centro Cultural Usiminas

Contatos e informações para agendamento escolar: 31 98437 3330

(Disponibilidade de Intérprete de Libras com agendamento prévio)

Siga nas redes sociais – Facebook: @salaodolivroipatinga | Instagram: @salaodolivrova

www.salaodolivrovaledoaco.com.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com