segunda-feira, setembro 16, 2024
Google search engine
InícioNacionaisTSE pede para STF investigar Bolsonaro por fake news contra sistema de...

TSE pede para STF investigar Bolsonaro por fake news contra sistema de voto

BRASÍLIA – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) encaminhou um pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seja investigado por disseminar notícias falsas. A decisão foi tomada em votação em plenário, por unanimidade. O ofício, encaminhado pelo presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, ao ministro Alexandre de Moraes, inclui o link para a live de Bolsonaro, realizada na última quinta-feira. Nela, o presidente reciclou mentiras para atacar a confiabilidade do voto eletrônico e não apresentou as provas prometidas para as denúncias apresentadas.

PRIMEIRO TURNO

Durante a sessão, Moraes parabenizou o corregedor-geral eleitoral Luis Salomão pela proposta. O ministro disse que a medida é importante “porque com a democracia não se brinca, com a democracia não se joga, não se desrespeita as Instituições”. A decisão de hoje foi motivada pelos ataques do chefe do Executivo às eleições, que começaram há muito tempo. Desde que foi eleito, Bolsonaro afirma que houve fraudes em 2018 e que ele teria vencido o pleito em primeiro e não em segundo turno.

DILMA X AÉCIO

Recentemente, trouxe, também, a ideia de irregularidades em 2014, quando e ex-presidente Dilma Rousseff (PT) disputou e ganhou contra o Aécio Neves (PSDB).

Esse argumento é usado por Bolsonaro, também, para defender a mudança da urna eletrônica para um modelo com voto impresso. Ele tem condicionado a alteração no sistema à realização de uma eleição confiável. Hoje, inclusive, o presidente voltou a repetir declarações infundadas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas. Bolsonaro também acusou Barroso de querer uma eleição manipulada em 2022, mas também não apresentou provas.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments