Cidades

Timóteo realiza vacinação nas creches

Campanha de Multivacinação e contra Paralisia Infantil prossegue até 30 de setembro

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo ampliou as ações da Campanha de Multivacinação e contra a Paralisia Infantil, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de setembro. Além da imunização nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde, o setor de Vigilância Epidemiológica disponibilizará a equipe do Vacinamóvel para aplicação das doses em crianças de creches e escolas de educação infantil públicas e privadas, conforme agendamento prévio. Serão atendidas aproximadamente 20 instituições. A vacinação nas creches iniciou nesta sexta-feira (09) pela UMEI Angélica Araújo Costa, no bairro Bela Vista.

PÚBLICO-ALVO

A Campanha de Multivacinação é voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos e visa a atualização da situação vacinal. A vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), que é feita por via oral, é destinada para crianças de 1 a 4 anos, independente da situação vacinal. A Secretaria de Saúde faz um alerta aos pais e responsáveis para que não deixem de vacinar suas crianças, porque é a maneira mais eficaz de evitar as doenças.

GRAVIDADE

A poliomielite é uma doença extremamente grave, incapacitante e que acomete crianças, principalmente, nesta faixa etária. A doença é erradicada no Brasil desde 1994, porém apresenta risco de ser reintroduzida no Brasil em função das coberturas vacinais muito baixas. A meta de vacinar 95% da população infantil de 1 a 4 anos não é alcançada há vários anos em nível nacional. “Os pais e responsáveis devem ter o compromisso de procurar uma Unidade Básica de Saúde para que as crianças e adolescentes estejam imunizadas. Existe uma importância em assumir essa responsabilidade. E a Secretaria de Saúde tem feito e criado estratégias para que essas doses cheguem até essas crianças, mas precisamos do comprometimento dos pais nesse momento”, enfatiza Ana Amélia, gerente de Vigilância em Saúde do município.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com