Cidades

Timóteo e Fabriciano fazem balanço dos estragos das chuvas

TIMÓTEO E FABRICIANO – A Prefeitura de Timóteo, por meio das Secretarias de Obras e de Assistência e Desenvolvimento Social, atualizou as informações sobre as ações desenvolvidas no enfrentamento aos estragos provocados pela chuva que caiu na cidade nas últimas horas.

Na segunda-feira (9) com base nas informações do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Piracicaba para Timóteo e região, o nível do rio às 9h estava em 580, sendo que o nível de alerta é de 540. O nível de inundação é 620.

Conforme levantamento da Assistência Social 43 pessoas (17 famílias) foram abrigadas na Escola José Ferreira Maia e outras 4 pessoas foram alojadas na Escola Municipal Infantil João Bolinha. As duas escolas estão situadas no distrito de Cachoeira do Vale.

Essas famílias foram transferidas das suas casas por causa da elevação do leito do rio Piracicaba que no domingo começou a provocar alagamentos na parte baixa da Rua João Pedreiro.  A prefeitura disponibilizou caminhões e pessoal para remover os pertences dessas famílias desalojadas.

Limpeza de rua em Coronel Fabriciano

LIMPEZA

Nas primeiras horas de segunda-feira a Secretaria de Obras mobilizou quatro equipes para fazer a desobstrução de vias, remoção de árvores quebradas e limpeza em diversos bairros da cidade. Neste início de semana os trabalhos estavam concentrados nos bairros Novo Tempo, Ana Rita, Limoeiro, Petrópolis e João XXIII. Ao mesmo tempo o pessoal da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros continua percorrendo os bairros da cidade para levantar os riscos e orientar a população.

DECRETO

Ainda no último sábado foi editado o decreto n° 5.732 que declara situação de emergência no Município de Timóteo em virtude das chuvas intensas que provocaram inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e colapso de edificações.

FABRICIANO

Em Fabriciano, algumas famílias desalojadas e que estavam no abrigo da Prefeitura de Fabriciano, já começam a voltar para casa. Os níveis do rio Piracicaba e Ribeirão Caladão têm baixado, mas a administração vem trabalhando com prudência. Apenas são liberadas as pessoas cujas residências estão seguras.

Diferentes dos anos anteriores, também houveram casos de deslizamentos de terra, inclusive com comprometimento da estrutura de alguns imóveis. Entre os bairros mais com registros estão São Domingos, Caladinho, Santa Terezinha, Mangueiras, Morada do Vale Caladão, Chácara Ouro Verde, Silvio Pereira I e II. No bairro Bom Jesus, parte da rua Rubi segue interditada.

Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos continuam a realizar vistorias, orientação da população, limpeza e desobstrução de vias. O objetivo é avaliar danos, sobretudo, riscos para as famílias das áreas mais afetadas e/ou com imóveis comprometidos.

As equipes estão nas ruas desde a madrugada do último sábado para domingo. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

SERVIÇO

Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros, 193; Defesa Civil, 3406-7352; Polícia Militar, 190.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com