Cultura

TeatroFarroupilha.doc estreia celebrando os 25 anos do grupo

O espetáculo foi apresentado na última quarta-feira (29) no palco do Centro Cultural Usiminas, que reuniu os atores e o público também

IPATINGA – Na noite da última quarta-feira (29), o Centro Cultural Usiminas recebeu a estreia do espetáculo TeatroFarroupilha.doc, que celebra os 25 anos do grupo de mesmo nome. Com a plateia lotada, a montagem, que é um teatro documental, apresentou uma nova proposta, que foi mostrar ao público um apanhado dos 25 anos de existência do grupo dialogando com retalhos de momentos históricos do Brasil. A noite de estreia foi uma celebração ao teatro com a presença de grande parte da classe artística do Vale do Aço. O Grupo de Teatro Farroupilha tem o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio do Instituto Usiminas.

O Grupo Farroupilha estreou seu novo espetáculo numa retrospectiva do tempo consagrado à arte representativa e à celebração da máxima: “resistir é preciso”. “Afinal, valeu a pena dizer sim à arte, vale a pena dizer sim todos os dias aos palcos, ao nosso respeitável público”, destaca o ator e integrante do grupo, Didi Peres.

O espetáculo trouxe no elenco os atores do Grupo, Didi Peres e Claudiane Dias. A dramaturgia levou a assinatura de Sinésio Bina, e a direção, de Marcos Marinho. “Conheci o Farroupilha no final dos anos 90, assistindo A Princesa Engasgada, num festival de teatro com Conselheiro Lafaiete. Imediatamente pensei: quero ficar perto dessa gente! Por isso não pensei duas vezes para aceitar o convite e compor a equipe do projeto TeatroFarroupilha.doc”, conta Marcos Marinho, diretor convidado vindo de Juiz de Fora para dirigir a peça.

A cenografia contou com objetos que documentaram a trajetória do grupo, como fotos e materiais publicitários fixados em um mural. Os artistas compartilharam o palco também com a plateia, que assistiu ao espetáculo em arquibancadas posicionadas em cena. Destaque para a iluminação cênica de Mati Lima.

Integrante do Grupo que celebra seu jubileu de prata, Claudiane Dias pontua os desafios vividos na construção de um teatro documentário. “Meu ponto de vista sobre o TeatroFarroupilha.doc é um olhar de dentro da vivência de grupo, por isso fragmentado e repleto de percepções pessoais que me levantaram a alguns questionamento, pois há muita memória envolvida, e a nossa memória é falha”, pontua a atriz.

No público, amigos, alunos, classe artística do Vale do Aço, entre tantas pessoas que participaram da vida do grupo seja em cena ou na plateia, comemoraram o marco importante da trajetória do Farroupilha.

Maíra Souza, atriz, foi aluna do grupo em 2008. Conforme destacou, diversas memórias vieram à tona na celebração dos 25 anos do grupo. “Além de aluna, que pode ter um aprendizado muito bacana, minha primeira vivência com o grupo de perto, ultrapassando a sala de aula, foi em um festival em Juiz de Fora. Lá, eu me tornei amiga do grupo e hoje me senti honrada em poder celebrar com eles e tantas outras pessoas que fizeram e fazem parte desta história”, arremata.

FICHA TÉCNICA

INTERPRETES CLAUDIANE DIAS e DIDI PERES (GRUPO FARROUPILHA)

DRAMATURGIA SINÉSIO BINA

DIREÇÃO e FIGURINO MARCOS MARINHO

PRODUÇÃO EXECUTIVA LEILA CUNHA

CRIAÇÃO DE DESENHO DE LUZ MATI LIMA

CENÓGRAFIA Marcos Marinho, Claudiane Dias, Didi Peres e Sinésio Bina

CENOTECNIA e CONTRARREGRA LUCIANO BAROSKA

PREPARAÇÃO CORPORAL WENDERSON GODOY

PREPARAÇÃO VOCAL WADSON LOURENÇO

CRIAÇÃO GRÁFICA LEANDER DUGUETO

COSTUREIRA CIDA SANTOS

ASSESSORIA DE IMPRENSA ISADORA ZEFERINO

CONTADOR ADILSON MARINHO CONTABILIDADE

COORDENAÇÃO ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA CLAUDIANE DIAS

COORDENADOR DE PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO MARILDA LYRA

COORDENAÇÃO FINANCEIRA E DO ESPAÇO SINESIO BINA

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com