Cidades

Supermercados e lojas do setor abrem em Ipatinga no feriado

Paulo Sérgio de Oliveira

IPATINGA – A abertura de supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, sacolões, varejões e hortifrútis está permitida nesta quinta-feira (26), em Ipatinga, feriado de Corpus Christi. O segmento funcionará, das 8h às 18h, por força de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada em 2015 entre os representantes dos empregados e dos empresários no município. Conforme definido na CCT, as lojas do setor também poderão abrir as portas no próximo sete de setembro (quarta-feira), Independência do Brasil; 12 de outubro (quarta-feira), dia de Nossa Senhora Aparecida; e dois de novembro (quarta-feira), Finados. Haverá turnos de revezamento nas empresas e um mesmo funcionário não poderá trabalhar seguidamente nos feriados. O funcionamento é opcional ao empresário, que se de acordo com a sua clientela entender que não é economicamente interessante abrir as portas, assim poderá fazê-lo.

FABRICIANO E TIMÓTEO

O Sindcomércio também tentou a abertura de supermercados e lojas do setor nesta quinta-feira, em Coronel Fabriciano e Timóteo, mas o sindicato que representa os empregados sequer aceitou iniciar as negociações. “Uma lei federal prevê que o uso da mão de obra dos empregados em feriados só é permitido se previsto em Convenção Coletiva de Trabalho. Então se uma parte não quer negociar, infelizmente o comércio não poderá abrir com os empregados trabalhando”, lamenta José Maria Facundes, presidente do sindicato patronal. Os demais segmentos do comércio, com exceção de farmácias e outros serviços básicos à população, não funcionarão neste 26 de maio. No Shopping Vale do Aço as lojas do mall estarão fechadas, mas a praça de alimentação abre de 11h às 22h. Todo o comércio volta a abrir normalmente na sexta-feira (27).

INFORME-SE

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO no feriado

PREFEITURA DE IPATINGA

Devido ao feriado de Corpus Christi, alguns serviços da Prefeitura de Ipatinga funcionarão em horário diferenciado. Conforme o Decreto nº 8.347, de 17 de maio, publicado no Portal Cidadão, não haverá expediente nas repartições públicas nesta quinta-feira (26/05), a sexta-feira (27/05) será ponto facultativo. O atendimento volta ao normal na segunda-feira (30/05), a partir das 12h.
Serviços essenciais, tais como Defesa Civil, limpeza urbana, serviços de saúde na área de urgência e emergência médica e cemitérios irão funcionar normalmente.

Limpeza Urbana
A coleta de lixo serviços de varrição de ruas e capina serão suspensos apenas na quinta-feira (26/05), feriado de Corpus Christi.

Segurança
Os serviços de segurança pública permanecem de plantão 24 horas. Para acionar a Defesa Civil, ligue 199.
 
Saúde
Os atendimentos funcionarão normalmente no Hospital Municipal de Ipatinga, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24Horas).

PREFEITURA DE FABRICIANO

A Prefeitura de Fabriciano informa que em virtude do feriado de Corpus Christi (26/05), o ponto do funcionalismo será facultativo no dia 27 de maio (sexta-feira) retornando os trabalhos na segunda-feira, dia 30 de maio às 12h.
Os atendimentos de urgência e emergência serão realizados pelo Hospital São Camilo. As ambulâncias vão funcionar em regime de plantão 24h. Em caso de alguma emergência, o morador deve ligar para o 192. O serviço de vigilância nos prédios públicos municipais e no cemitério será mantido.
 
Coleta de Lixo
Haverá interrupção da coleta somente na Quinta Feira (26/05) sendo normal nos demais dias.

Defesa Civil
A Defesa Civil de Coronel Fabriciano também estará de plantão. Em caso de necessidade, basta ligar para o telefone (31) 99294-9463 (Irnac Valadares). As ocorrências também podem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros, no telefone 3846-7016, ou a Polícia Militar, pelo 190.

SHOPPING VALE DO AÇO

Dia 26/05/2016 – QUINTA-FEIRA – CORPUS CHRISTI
Praça de Alimentação e Lazer: Das 11h às 22 h
Cines Vale 1, 2 e 3: Horário Normal
Lojas do Mall: Fechadas

Dia 27/05/2016 – SEXTA-FEIRA
Praça de Alimentação e Lazer: Das 10h às 23h
Cines Vale 1, 2 e 3: Horário Normal
Lojas do Mall: Das 10h às 22h

Dia 28/05/2016 – SÁBADO
Praça de Alimentação e Lazer: Das 10h às 23h
Cines Vale 1, 2 e 3: Horário Normal
Lojas do Mall: Das 10h às 22h

Dia 29/05/2016 – DOMINGO
Praça de Alimentação e Lazer: Das 11h às 22h
Cines Vale 1, 2 e 3: Horário Normal
Lojas do Mall: Das 12h às 18h

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com