Cidades

Setor de hotelaria pede isenção de impostos para enfrentar pandemia

Hoteleiros de Ipatinga apresentam ao poder público demandas do setor, fortemente impactado pela pandemia

IPATINGA – Empresários do setor hoteleiro, um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus, apresentaram na quarta-feira (10) suas demandas à Prefeitura de Ipatinga em uma reunião realizada no hotel San Diego Suítes. Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Alexandro de Oliveira, o responsável pela seção de turismo da SEMDETUR, Argileu Alves; Vanessa Cardoso, diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Ipatinga; Benedito Pacífico, presidente do SINDHORB; Cláudio Zambaldi, presidente da Aciapi; Rodrigo Sanson, presidente da Associação Brasileira de Hotéis (ABIH) e Rodrigo Vieira, presidente do Vale do Aço Convention & Visitors Bureau.

URGÊNCIA

Durante a reunião, os hoteleiros apresentaram a situação atual do setor ao vice-prefeito e reiteraram o caráter de urgência da necessidade de ajuda vinda dos órgãos públicos. De acordo com o presidente da ABIH, Rodrigo Sanson, 70% do total de hotéis no estado suspenderam as atividades. Benedito Pacífico, presidente do SINDHORB, reforçou a informação, afirmando que a estimativa do sindicato é que aproximadamente 30% dos hotéis do Vale do Aço fecharam as portas na primeira restrição, em março do ano passado, e não reabriram mais.

ISS, IPTU E VACINAS

Benedito aproveitou para entregar ao vice-prefeito, em nome dos hoteleiros, um documento contendo uma série de solicitações ao poder público, a fim de estimular o aquecimento do setor. Entre elas, o adiamento no pagamento do IPTU de 2021, a redução do ISS, imposto que incide sobre as hospedagens, e priorização dos trabalhadores do setor de hotéis no calendário de vacinação. O presidente do SINDHORB salientou ainda a necessidade de que a prefeitura fiscalize as empresas, de todos os setores, não apenas como uma maneira de punir quem não segue as regras de higiene e segurança, mas também de recompensar àqueles que se esforçam para cumprir as medidas.

PARCERIA HONESTA

O vice-prefeito e secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Alexandro de Oliveira, afirmou que a Prefeitura está aberta a ouvir o que todos os setores da população têm a dizer e que é prioridade da atual gestão olhar para as empresas da cidade. “Tentamos buscar nas nossas experiências levar para o poder público uma visão da importância de se valorizar as empresas para fomentar a vida na cidade. Estamos tomando ações nos primeiros 60 dias de governo, para trazer negócios para a cidade, ainda limitados pela pandemia, mas estamos buscando trabalhar dentro das nossas limitações e movimentar a economia. A Prefeitura quer hoje uma parceria honesta com todos os setores”. Alexandro reforçou ainda que os cuidados com a saúde não devem partir somente do poder público, mas de toda a população.

ABERTURA

Anfitriã da reunião, Márcia Faioli, Gerente do hotel San Diego, apontou que a reunião foi positiva e que é possível notar uma abertura da Prefeitura para ouvir os empresários do setor e buscar soluções. “Colocamos a nossa estrutura à disposição porque acreditamos que é importante o setor hoteleiro estar unido neste momento difícil, para encontrarmos soluções que deem certo para todos. Essa harmonia está sendo produtiva e queremos mostrar ao poder público que estamos à disposição e também queremos que as nossas empresas funcionem dentro das regras sanitárias, para atender o nosso público com segurança”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com