Cidades

Seminário abre Salão do Livro

Chuva de poesia durante a abertura do Seminário de Literatura no primeiro dia do Salão do Livro

IPATINGA –
Com chuva de poesia, ao som da trilha sonora do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, intervenção teatral e primeira mesa-redonda do Seminário de Literatura, o Salão do Livro Vale do Aço abriu a sua edição 2016, na quarta-feira (18), no Teatro do Centro Cultural Usiminas. O maior evento literário do Leste de Minas Gerais é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Cenibra, através da Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura, e reuniu mais de 800 educadores em sua primeira noite.

A intervenção “Tripé”, inspirada na obra de Rubem Alves, do ator João Carlos Cardoso, com a participação da escritora Elizete Lisboa, foi uma das principais atrações da noite de abertura do Salão do Livro Vale do Aço, que encerra no próximo domingo (22).

Conforme a coordenadora do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira, a programação cultural do evento propõe aproximar todos os leitores do mundo da literatura. “Desejamos que todos saiam inspirados deste Salão do Livro e do Seminário de Literatura, prontos para outros voos, novos olhares, sentidos aguçados e desejosos de mais leituras, do mundo e das palavras”, ressaltou.

O diretor executivo da Usina de Ipatinga, Roberto Maia agradeceu, em nome da Usiminas, a oportunidade de trazer mais conhecimento para a região do Vale do Aço com a realização do Salão do Livro. “Incentivar a leitura também é papel da empresa, que nesta edição terá sorteio de vales-livros para os colaboradores. ‘Quem mal lê, mal fala, mal ouve, mal vê. Um país se faz com homens e livros’, escreveu Monteiro Lobato que nos inspira até os dias de hoje”, salientou o diretor executivo, em seu discurso na abertura do evento.

O presidente da Cenibra, Paulo Brant, por sua vez, destacou a importância da cultura para o desenvolvimento econômico. “O desenvolvimento tem a ver com a liberdade das pessoas. Com o acesso à educação, à cultura e ao livro, permite a liberdade às pessoas, e o direito de escolher os caminhos da sua vida. Iniciativas como o Salão do Livro são o caminho para a popularização da cultura”, destacou o presidente da Cenibra.

SEMINÁRIO
Convidada da primeira mesa-redonda do Seminário de Literatura, cujo tema foi “O Pensar: a educação e literatura promovem a inclusão?”, a presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont’Alverne afirmou que o Salão do Livro fortalece o papel da literatura para mudar o país.

“Em Ipatinga está se criando a cultura literária. O Seminário de Literatura acontece no momento em que temos de um lado a extinção do Ministério da Cultura e do outro a extinção da universalização do ensino. Aumenta o papel da literatura como forma de vencer tais medidas do governo federal. Ponto pro Salão do Livro, que proporciona lugares de descoberta da literatura”, defendeu Rosana Mont’Alverne.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com