Cidades

Romeu Zema privilegia PM e veta aumento a demais servidores. Secretário pede demissão

(DA REDAÇÃO) – O governador Romeu Zema optou por adotar uma política discricionária e atender somente os funcionários das forças de segurança do Estado em detrimento dos demais servidores. Temendo um motim de policiais militares, a exemplo do ocorrido no Ceará, Zema decidiu sancionar parcialmente o projeto de lei que trata da recomposição salarial para as Forças de Segurança Pública. Foi sancionado o primeiro artigo, que repõe em 13% os vencimentos em função das perdas inflacionárias. Todos os demais foram vetados, incluindo a emenda que estende o reajuste a outras categorias. A decisão acarretou o pedido de demissão do secretário de Governo Bilac Pinto. Segundo ele, a opção do governador inviabiliza sua continuidade como articulador político junto à Assembléia Legislativa.

Tal decisão foi tomada levando em consideração uma análise profunda, criteriosa e responsável acerca do cenário financeiro do Estado e dos desdobramentos econômicos do país. Diversas ações aconteceram após o envio do projeto de recomposição à Assembleia Legislativa, argumenta o governo de Minas.

Ainda segundo Zema, em função da previsão de redução do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, decorrente de fatores externos como o coronavírus, estima-se uma queda de arrecadação de ICMS em Minas Gerais da ordem de R$ 548 milhões em 2020. Além disso, a aprovação do projeto gerou uma apreensão junto ao Ministério da Economia, que afirmou a inviabilidade da adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal, caso concedesse o percentual de 41,7%.  Sem as medidas propostas no Regime, o Estado estaria em penúria financeira, comprometendo não somente o pagamento de salários a todos os servidores como a prestação de serviços à sociedade.

Vale ressaltar que o Estado não paga parcelas de dívidas com a União, bem como dívidas em que ela é garantidora. A suspensão dos pagamentos decorre de liminares do Supremo Tribunal Federal que só foram mantidas após sinalização da atual administração em aderir ao Regime de Recuperação Fiscal. O entendimento do Ministério da Economia constituiu risco à manutenção de tais liminares, sustenta o governo de Minas.

A atual administração ressalta que atendeu a diversas manifestações das Forças de Segurança Pública tais como:

– Fim do parcelamento dos salários, a partir de janeiro de 2020, com pagamento até o sétimo dia útil;

– Pagamento do 13º salário de 2018 (herdado do Governo anterior) até julho de 2019;

– Pagamento do 13º salário de 2019 em três parcelas;

– Pagamento integral do abono fardamento aos policiais militares;

– Realização do curso de formação de 1902 soldados e 540 bombeiros militares;

– Nomeação de 800 policiais civis entre delegados, escrivães e investigadores;

– Manutenção dos concursos internos nas instituições, possibilitando a ascensão nas carreiras;

– Normalização do repasse mensal ao IPSM, reestabelecendo a rede credenciada com novos convênios.

DEMISSÃO

A decisão do governador Romeu Zema acavou levando à demissão do secretário de Governo deputado federal Bilac Pinto. O ex-secretário alegou que o veto impossibilita sua continuidade como articulador político junto à Assembléia Legislativa. Mesmo entendendo as razões do veto parcial do governador à sua proposta de recomposição salarial das forças de segurança que ajudei a negociar, isto me tirou as condições de, diante do atual cenário político, continuar a conduzir as negociações com o parlamento estadual, declarou Bilac Pinto, em nota.

O teor da nota é o seguinte:

Com a certeza de ter dado minha modesta contribuição ao governo de nossa Minas Gerais deixo hoje o honroso cargo de Secretário de Governo. Agradeço ao Governador Romeu Zema e ao Vice-Governador Paulo Brant a oportunidade e confiança em mim depositadas.

Não poderia deixar de agradecer ao Senador Rodrigo Pacheco e aos deputados estaduais mineiros em nome dos líderes governistas Luiz Humberto Carneiro e Gustavo Valadares, dos líderes de bloco, Sávio Souza Cruz, Cássio Soares e André Quintão pela convivência fraterna na busca das melhores soluções para os graves problemas que enfrentamos. Agradeço também à bancada federal mineira em nome do líder Diego Andrade.

Agradeço especialmente ao Presidente Agostinho Patrus pela compreensão do grave momento político que atravessamos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com