Nacionais

“Racismo merece um direito de resposta eficaz”, diz Anielle na posse

BRASÍLIA – Anielle Franco assumiu nesta quarta-feira (11) o cargo de ministra da Igualdade Racial afirmando que “o racismo merece um direito de resposta eficaz”.

A cerimônia ocorreu no Palácio de Planalto, em Brasília, com a presença de autoridades, entre elas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em seu discurso, ela homenageou a irmã Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 14 de março de 2018, e elencou uma série de ações voltadas ao combate à desigualdade racial, em especial, fortalecendo o papel das mulheres negras.

Durante a fala, Anielle Franco disse que assume o compromisso de exercer o cargo com “transparência, seriedade, técnica, combatividade, cuidado, respeito à trajetória e conquistas dos movimentos sociais e muita escuta”.

SUB-REPRESENTADOS

“Não podemos mais ignorar ou subestimar o fato de que a raça e a etnia são determinantes para a desigualdade de oportunidades no Brasil em todos os âmbitos da vida. Pessoas negras estão sub-representadas nos espaços de poder e, em contrapartida, somos as que mais estamos nos espaços de estigmatização e vulnerabilidade”, disse a ministra.

Anielle também lembrou o ataque às sedes dos três poderes no domingo. “Depois dos atentados sofridos por esta casa e pelo povo brasileiro no último domingo, pisamos aqui em sinal de resistência a toda e qualquer tentativa de atacar as instituições e a nossa democracia. O fascismo, assim como o racismo, é um mal a ser combatido em nossa sociedade”, disse.

BIOGRAFIA

Anielle Franco foi anunciada por Lula como nova ministra da Igualdade Racial em 22 de dezembro e foi nomeada pelo presidente em 1º de janeiro.

Anielle nasceu na Maré, conjunto de comunidades na Zona Norte do Rio de Janeiro. É bacharel em Jornalismo e em Inglês pela Universidade Central da Carolina do Norte, bacharel-licenciada em Inglês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestra em Jornalismo e em Inglês pela Universidade da Flórida A&M e doutoranda em linguística aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com