Nacionais

PSDB conquistou 14 prefeituras e PT perdeu nas 7 cidades que disputou

BRASÍLIA – O desempenho petista no segundo turno confirmou a tendência de queda que já havia sido apontada no primeiro turno. O partido não elegeu nenhum dos sete candidatos com os quais disputou no domingo (30). Na região do ABC, onde nasceu o partido, nenhum dos dois candidatos conseguiu vitória.
No Recife, única capital em que disputou a prefeitura no segundo turno, o PT viu o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB) vencer João Paulo (PT) por uma grande margem de votos, quase 200 mil. Já na gaúcha Santa Maria, a disputa foi apertada: o petista Valdeci Oliveira perdeu para o tucano Pozzobom por apenas 226 votos.
Candidatos petistas também disputaram em Mauá (SP), Anápolis (GO), Juiz de Fora (MG) e Vitória da Conquista (BA).

PSDB
Por outro lado, o maior rival do Partido dos Trabalhadores, o PSDB conseguiu eleger 14 das 19 prefeituras que disputou em segundo turno. Os tucanos concorreram em oito capitais e venceram em cinco: Porto Alegre, Belém, Maceió, Porto Velho e Manaus.
Os tucanos tiveram bom desempenho no ABC paulista. Em São Bernardo do Campo (SP), onde reside o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Orlando Morando (PSDB) ganhou com 59% dos votos válidos.
Em Santo André, Paulo Serra (PSDB) teve 78% dos votos, enquanto o petista Carlos Grana ficou com 21%. Os tucanos levaram ainda Ribeirão Preto, cidade do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, com Duarte Nogueira sendo eleito por 56% dos votos válidos.

PMDB

Já o PMDB, maior partido do país, elegeu prefeitos de três das seis capitais que disputou: Goiânia, com Iris Rezende sendo eleito prefeito pela quarta vez; Florianópolis, com Gean Loureiro; e Cuiabá, com Emanuel Pinheiro.
No total, o partido levou oito das 15 cidades que disputou no segundo turno. Em Macapá, domicílio eleitoral do ex-presidente da República e um dos principais líderes peemedebistas, José Sarney, o partido perdeu a disputa da prefeitura para a Rede.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com