Cidades

Prefeitura de Ipatinga cria Portal da Transparência do Coronavírus

IPATINGA – Com a convicção de que conhecimento e informação são aliados fundamentais no combate à pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Ipatinga anunciou nesta segunda-feira (4) a criação do Portal da Transparência do Coronavírus, canal que poderá ser acessado pelo site oficial da prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br/principal). Ainda esta semana, o cidadão ipatinguense poderá fazer o acompanhamento de todas as despesas, licitações, contratos, legislações e demais investimentos em saúde realizados pela Prefeitura neste período de emergência que exige ações de prevenção e combate à doença.

Por sua vez, o Departamento de Controle de Transparência e Auditoria da Prefeitura de Ipatinga, ligado à Controladoria Geral do município, irá fiscalizar e acompanhar todo o processo informativo constante do portal. Mensalmente, enquanto durar a pandemia, o órgão disponibilizará um relatório com avaliação dos procedimentos e recomendação de possíveis melhorias.

ORÇAMENTO

O prefeito Nardyello Rocha ressalta que o monitoramento da execução orçamentária do município referente à Covid-19 é a forma que a Administração encontrou para manter, efetivamente, a premissa da transparência e da responsabilidade com o dinheiro público.

“Existem muitos boatos acerca de recursos que estão chegando ao município especificamente para utilização em medidas relacionadas ao Coronavírus e, de fato, estamos recebendo apoio não apenas federal e estadual, mas também da iniciativa privada. E como fazemos questão de tratar de tudo o que diz respeito ao dinheiro público com muita responsabilidade, optamos pela criação imediata do Portal da Transparência do Coronavírus. Nosso objetivo é que, por meio dele, prestemos contas à população de cada centavo que entre nos cofres públicos para este fim. É legítimo que a população acompanhe todo o processo de compra de insumos, as notas de empenho e, ainda, tenha acesso às notas fiscais. Nada será feito às escuras, porque há um compromisso nosso em corresponder com dignidade à confiança em nós depositada para gerir os recursos do erário”, disse o chefe do Executivo.

INFORMAÇÕES

Paralelamente, também está sendo divulgado no portal da prefeitura, desde o início da pandemia no município, o monitoramento dos casos, assim como orientações sobre a doença, recomendações de saúde, dicas de como se proteger e tirar dúvidas em geral.

“A ideia é que a gente ofereça ao cidadão um canal de informação que seja tanto de acompanhamento, fiscalização e monitoramento da execução orçamentária do Município nesse período, como de divulgação do máximo de orientações de saúde referentes ao combate à Covid-19, assistência, prevenção, etc. São ações da Prefeitura em tempo real e atualizadas permanentemente”, concluiu Nardyello.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com