Cidades

Prefeitura constrói muro de arrimo na rua Belo Horizonte

Com previsão de execução em três meses, obra protege várias casas de riscos de desmoronamento. Local já foi palco de vários acidentes, inclusive com morte de idoso.

IPATINGA – A Prefeitura Municipal informou que estão avançando na rua Belo Horizonte, no Centro da cidade, as obras de um muro de arrimo que resolvem outro problema histórico. No local, os moradores de residências próximas convivem há muitos anos com uma situação de completa insegurança, diante de riscos de desmoronamento. As condições se agravam a cada período chuvoso e é constante o perigo de acidentes sobretudo para idosos e crianças.

A barreira de proteção que começou a ser construída para contenção das encostas evolui por uma altura de mais de dez metros. Acima do paredão, várias casas estão praticamente penduradas.

VIDA PERDIDA

Segundo alguns dos residentes, há o registro de várias quedas, sendo que um idoso acabou perdendo a vida ao cair do barranco. O lugar ainda sofre com outro problema crítico, que é o lançamento irregular de lixo. O acúmulo dos materiais na parte baixa, além de resultar em mau-cheiro, também contribui para o surgimento de ratos e baratas.

“Moro aqui em frente há sete anos. Mas, muito antes de estar aqui, esse buraco já existia e, sem nenhuma providência, só ia piorando. Já teve caso de uma moto cair. Por pouco o rapaz que pilotava não foi junto. Um senhor que morava ali ao lado caiu e morreu. Há também a questão das crianças brincando, já que elas não têm noção do perigo. Estamos felizes de ver essa obra, é uma realização muito importante para todos. Agora, com o muro, a gente espera que tudo vai melhorar. Inclusive vamos tomar conta para que os moradores não joguem mais lixo ali”, disse a dona de casa Eva Rocha.

EXPECTATIVA

O prefeito Nardyello Rocha lembrou da cobrança constante dos moradores para a execução da obra. Assim como dezenas de outras, a área de risco está sendo socorrida graças a recursos assegurados pelo programa ‘Nova Ipatinga’.

“Essa é uma obra bastante esperada, que devemos concluir nos próximos 90 dias. Ela dará fim a dois problemas: o lixão a céu aberto (e, nesse caso, nós já limpamos o local com a retirada de dezenas de toneladas de lixo) e a insegurança gerada pela cratera que se abriu. Para nós, é um privilégio concedido por Deus poder solucionar mais este drama histórico. Mais que uma obra, estamos devolvendo para essa população a condição de pertencimento, uma vez que estavam se sentindo totalmente abandonados pelo poder público”, disse o prefeito.

PACOTE DE OBRAS

Como outras frentes de serviços já em curso ou que serão iniciadas em breve, os recursos para a intervenção na rua Belo Horizonte são provenientes do Finisa – Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento -, tendo sido captados pela atual gestão do município em condições especiais, junto à Caixa Econômica Federal.

São R$ 73 milhões separados exclusivamente para a execução do programa ‘Nova Ipatinga’, que além de cerca de 170 muros de arrimo em áreas de risco contempla 60 km de asfalto em 100 vias públicas e, ainda, a construção de três Unidades Básicas de Saúde – nos bairros Vila Formosa, Jardim Panorama e Parque das Águas, entre várias outras ações.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com