Cidades

PMI intensifica ações para recolhimento de carros abandonados

Desde janeiro de 2021, já foram quase 300 notificações expedidas, sendo 56 veículos removidos aos pátios credenciados por falta de providência dos proprietários ou responsáveis

IPATINGA – Com o objetivo de preservar a estética urbana e também oferecer mais segurança à população, a Prefeitura de Ipatinga vem realizando de forma intensiva ações de verificação da infração e expedição de notificações para veículos deteriorados, sem condições de circulação e há dias encontrados em situação de abandono em vias públicas. Diante da falta de providências pelos proprietários ou em caso de dificuldade para localizar os responsáveis, após um período de tolerância o recolhimento é feito em parceria com a Polícia Civil.

NOTIFICAÇÕES

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), desde janeiro de 2021 já são quase 300 notificações expedidas. Em muitos casos, após a notificação, os responsáveis providenciam a retirada. Mas os veículos recolhidos já somam 56 no período. Somente neste mês de agosto, foram cinco recolhimentos, informa o Departamento de Serviços Urbanos (Desurb).

As providências para o problema de veículos abandonados em logradouros públicos são previstas nas Leis Municipais nº 2.796/2010 e 3.921/2019. Após serem encaminhados aos pátios de depósito, os veículos removidos somente podem ser entregues aos proprietários/responsáveis se estiverem com a documentação e em condições de tráfego, conforme estabelecido pelo Código Brasileiro de Trânsito.

PROCEDIMENTO

De acordo com o diretor dos fiscais da Sesuma, Marciano Barbosa, quando o veículo abandonado possuir placa, é seguido um procedimento específico para a remoção, que difere da retirada de uma carcaça comum. “Dado o porte do veículo, um caminhão guincho normalmente é mobilizado para a remoção adequada. E, pela placa, os responsáveis são contatados”, destaca o diretor.

Os veículos constatados como abandonados são notificados pela fiscalização e, após o prazo determinado em lei, a prefeitura requer à Polícia Civil que proceda o recolhimento ao pátio credenciado.

ENTULHOS

Vale ressaltar que o Desurb é também o setor responsável pela limpeza geral das vias públicas da cidade. Caso o cidadão queira fazer denúncias para recolhimento de entulhos, deverá entrar em contato pelos telefones  (31)3829-8135 ou (31)99989-8514.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com