Cidades

Parceria entre PMT e Emater assegura investimentos para a agricultura familiar

TIMÓTEO – A parceria entre a Prefeitura de Timóteo e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (EMATER) resultou em mais um projeto aprovado para fortalecimento da Associação dos Agricultores Familiares do Município de Timóteo (AGRIFAT).

Por meio do escritório da EMATER de Timóteo foi encaminhado um projeto ao Ministério do Trabalho com o objetivo de fomentar a produção agrícola e facilitar a comercialização da produção da AGRIFAT. O Ministério  aprovou a proposta e destinou R$ 245.144,88 para as atividades da associação. Os recursos serão utilizados na aquisição de um veículo utilitário para o transporte da produção, para a montagem de estufas agrícolas, instalação de sistema de irrigação e de equipamentos para a geração de energia fotovoltaica e perfuração de um poço artesiano.

HORTA NA PORTA

O anúncio oficial da liberação dos recursos para a AGRIFAT foi feito na quinta-feira em um sítio na região do Licuri, zona rural de Timóteo. O encontro contou com a presença de representantes das Prefeituras de Timóteo, de Dionísio e Marliéria, da Emater, dos agricultores familiares, da Fundação Aperam Acesita, do Unileste, entre outros. 

Para a presidente da AGRIFAT, Silmara da Silva Ferreira, o projeto produtivo que leva o nome Horta na Porta vai propiciar a geração de renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares. Atualmente a entidade conta com 56 agricultores associados. “Com esses equipamentos vamos conseguir otimizar o tempo, ampliando a nossa produção de mudas de hortaliças orgânicas”, destacou Silmara.

FELICIDADE

Os produtores tinham que percorrer cerca de 200 quilômetros toda vez que precisavam adquirir sementes e mudas, o que demandava tempo e recursos para essa tarefa. “Hoje é dia de felicidade e somos muitos gratos pelas parcerias com a Prefeitura e com a Emater. Em quatro anos de associação temos muitas vitórias pra contar. Esses recursos vão dar um gás na associação fortalecendo a agricultura familiar na região”, reiterou a presidente da Agrifat que aproveitou a reunião para fazer uma surpresa para os associados, pois eles ainda não sabiam da aprovação do projeto.

PARCERIA

O gerente regional da EMATER, Aldrin Assis, fez questão de destacar a cooperação entre a autarquia e a Prefeitura de Timóteo, o que tem garantindo uma série de benefícios aos produtores rurais. Ele explicou que a Justiça de Ouro Preto havia determinado que os recursos advindos de desastres ambientais fossem aplicados com mais qualidade e de uma forma mais objetiva e direcionada à agricultura familiar e escolheu a EMATER de Minas Gerais como um canal para a captação e aplicação desses recursos.

A partir daí o escritório da EMATER em Timóteo, por meio da servidora da autarquia Mary Aparecida Silva, elaborou o projeto com base nos gargalos da AGRIFAT. “É bom destacar que esses recursos só estão vindo para a agricultura familiar de Timóteo pelo excelente trabalho que está sendo desenvolvido e pelo fato de a entidade estar em dia com as suas obrigações legais”, disse Aldrin.

RESULTADOS

“Pra mim pessoalmente é um orgulho muito grande e um privilégio acompanhar o desenvolvimento da AGRIFAT. O apoio da EMATER é resultado de um trabalho que estamos desenvolvendo desde 2019 para mantê-la em nosso município e essa iniciativa está gerando resultados muito positivos”, citou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Timóteo, Hiler Felix, acrescentando que esse convênio entre EMATER, AGRIFAT e Prefeitura de Timóteo “é muito importante para continuarmos incentivando a agricultura familiar em nosso município”.

MERENDA ESCOLAR

Representando o prefeito Douglas Willkys, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, enalteceu os resultados obtidos pela AGRIFAT nos seus quatro anos de existência. Ele aproveitou para lembrar que 34% dos recursos destinados à merenda escolar para as escolas municipais são compostos pela produção da agricultura familiar; o mínimo estabelecido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é de 30%. “Prá nós da Administração Municipal é um orgulho e uma convicção que estamos no caminho certo ao apoiar e incentivar à agricultura familiar. Vamos continuar avançando nas políticas públicas de geração de renda com desenvolvimento econômico e social”, disse Professor Vespa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com