Nacionais

Parceria entre Aperam e apicultores amplia renda de mais de 100 famílias

CAPELINHA – Nas florestas de eucalipto da Aperam BioEnergia – empresa que produz e comercializa carvão vegetal, mudas, sementes e tecnologia, a partir de suas reservas renováveis, localizada no Vale do Jequitinhonha – nasce o Apicultura em Rede. O projeto, desenvolvido pela empresa em 2006, em parceria com as associações de apicultores locais, promove fonte de trabalho e renda para as comunidades e busca consolidar a região como um dos principais polos da apicultura de Minas Gerais e do País.

Atualmente, 100 produtores e seus familiares participam do programa nos municípios de Itamarandiba e Veredinha. Já são 13 mil apiários instalados, responsáveis pela produção anual de 300 toneladas de mel. O produto é vendido a uma empresa de Ipatinga, que o exporta, gerando receita de R$ 3 milhões para os apicultores.

MAIOR PRODUTORA
Como resultado do projeto, a cidade de Itamarandiba foi considerada a maior produtora de mel do Estado e a 9ª no ranking brasileiro, segundo dados do IBGE, da Pesquisa da Pecuária Municipal 2010. “A parceria com a Aperam BioEnergia veio para fortalecer o trabalho dos apicultores. Consequentemente o Vale do Jequitinhonha foi beneficiado, tornando-se reconhecido como polo produtivo de mel”, conta o presidente da AAPIVER (Associação dos Apicultores de Veredinha), José Alves de Azevedo.

A apicultura é tida como uma atividade complementar para a maioria das pessoas beneficiadas, que exercem outras ocupações remuneradas – no geral, são produtores rurais. Após a implantação e incentivos do programa, os apicultores passaram a receber maior receita do que no passado, devido ao aumento da produção e ascensão das vendas para o mercado externo.

Há três anos, Daniel dos Santos Fernandes, associado da APITA (Associação dos Apicultores de Itamarandiba), participa do programa e integra o grupo gestor do Projeto Apicultura em Rede no Vale. Para ele, “a consultoria ensinou o manejo correto das colmeias, que permite evitar a perda de abelhas e melhorar a colheita e a qualidade do mel”. Bem orientado quanto às boas práticas de produção e de manejo, Daniel Fernandes viu os lucros aumentarem com a atividade e pôde abrir mão da sua carreira como representante comercial para dedicar-se somente à apicultura.

APICULTURA EM REDE
A Aperam BioEnergia mapeia regiões dentro da sua área de atuação aptas a participar do Apicultura em Rede e faz o contato com as entidades de classe. As associações interessadas passam por uma capacitação, para alinhamento quanto às regras e condutas. Por meio de editais, os produtores interessados inscrevem-se no programa e durante dois anos podem usar as áreas das florestas para introduzir suas colmeias. A única exigência é que os apicultores associados tenham o curso – nível básico – do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Além disso, a empresa oferece diversos cursos de aperfeiçoamento profissional em parceria com a instituição e com o Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais). Em contrapartida, cerca de 1% da produção do mel é destinada à empresa, que a distribui para instituições filantrópicas no Vale do Jequitinhonha e seus empregados entre outros públicos.

“Um dos objetivos da Aperam BioEnergia é promover projetos que impulsionam o desenvolvimento da região. Esse programa é fundamental para o Vale do Jequitinhonha na medida em que oferece capacitação e gera renda para os apicultores, tornando-os também agentes de preservação ambiental”, afirma Edimar de Melo Cardoso, diretor de operações da Aperam BioEnergia.

Em 2013, o Projeto de Apicultura da Aperam BioEnergia foi estendido para as Associações de Apicultores de Veredinha e Apicultores de Mendonça. Recentemente a empresa realizou ações para levar o projeto aos municípios de Minas Novas, Turmalina e Capelinha.

APERAM BIOENERGIA
Instalada no Vale do Jequitinhonha-MG, a Aperam BioEnergia produz e comercializa carvão vegetal, madeira, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. As atividades da empresa geram cerca de 1.200 empregos diretos na região e são referência na adoção de modelos de gestão sustentável. A colheita, a carga e descarga do forno, o transporte, entre outras fases da carbonização da madeira são totalmente mecanizadas, utilizando os mais avançados equipamentos do segmento florestal. A empresa segue os Princípios e Critérios do FSC® – Forest Stewardship Council, amplamente aceitos pela comunidade internacional como principal referência de práticas de sustentabilidade no setor. As florestas de eucalipto da empresa têm capacidade de produzir 400 mil toneladas de carvão vegetal por ano e localizam-se nos municípios de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Turmalina e Minas Novas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com