Cidades

Oficinas de arte japonesa circulam pelo Vale do Aço

Projeto vai ensinar a arte milenar da Ikebana, Kirigami, Origami e Oshibana

IPATINGA – Escolas municipais, estaduais e outras instituições no Vale do Aço vão receber nos próximos dias o projeto Cultura Japonesa no Vale. Crianças, jovens, adolescentes, adultos, servidores públicos e a comunidade em geral terão oportunidade de ter contato com a arte milenar japonesa, através das modalidades: Origami, Kirigami, Oshibana e Ikebana, que consistem em transformar papel, flores, folhas e frutos em arte.

As oficinas acontecerão em algumas escolas como a Escola Municipal Professor Mário Casassanta, no Ipaneminha, nos dias 17 e 20 de outubro, na Escola Estadual  Sônia Maria Silva Gomes no Canaã, entre os dias 23, 25, 30/10 e 06/11; no  UCEPAI (Unidade Centro de Aperfeiçoamento Integral), na Furquilha, nos dias   24,31/10 e 07 e 14/11; na Prefeitura Municipal de Ipatinga, no dia 26/10, em comemoração à Semana do Servidor e na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, no Centro, nos dias 08/11 e 10/11 com entrada gratuita, aberto a todos da comunidade.

O projeto tem como objetivo implementar a consciência do desenvolvimento humano e cultural, propagada pelos nikkeis, descendentes de japoneses nascidos no Brasil, além da criação de valores humanos, utilizando como instrumentos as artes milenares da arte japonesa, reafirmando a amizade entre Brasil e Japão, por meio do intercâmbio cultural.

O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usiminas, realizado pelo Centro Cultural Internacional Tikufukai.

AS OFICINAS

OFICINA DE KIRIGAMI -A arte Kirigami pode ser definida basicamente como a arte de recortar papéis, uma apresentação artística muito utilizada sob a forma de relevos tridimensionais, onde os recortes do kirigami são ressaltados com as dobras do origami, dando tridimensionalidade e valor às peças. Conteúdo: móbile estrelar, flor de cosmos, de mandalas, de animais e de cerejeira

OFICINA DE OSHIBANA – Oshibana consiste em uma técnica de desidratar flores, folhas, galhos, frutas e verduras mantendo textura e cor original com o objetivo de transformá-las em trabalhos artísticos. Realizar as técnicas permite a interdisciplinaridade entre as disciplinas relacionadas na escola, movimentando toda a comunidade escolar, além de trabalhar práticas inerentes a arte, como o inventário e o colecionismo. Conteúdo: Desidratar plantas fazendo lindo quadro individual e coletivo.

OFICINA DE IKEBANA – Ikebana é a arte japonesa que utiliza a beleza das flores, folhas, troncos e vasos para fazer belos arranjos florais, mas vai muito mais além, pois tem em sua essência cultivar a sensibilidade e a criatividade, tendo a natureza como mestra. Conteúdo: arranjos de moribana, desenhos e pintura.

OFICINA DE ORIGAMI- Origami é uma arte tradicional da cultura japonesa que consiste em fazer dobraduras com pequenos pedaços de papel, criando representações de determinados seres e objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortar e nem colar.  A técnica desenvolve habilidades motoras; contribui para diminuir o desperdício aproveitando sobras de papéis que iriam para o lixo fazendo dobraduras artísticas. Conteúdo: Flor de Tulipa, peixe, marcador de página, caixa, tsuru e boneca japonesa.

Maiores informações com Shirley Maclane (31)98515-1174

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com