Internacionais

Mujica renuncia ao Senado uruguaio

Ex-presidente diz que “há um tempo para chegar e outro para ir-se na vida”

(DA REEVISTA FÓRUM) – Aplaudido de pé, o senador José Alberto Mujica Cordano, ou simplesmente Pepe Mujica, se despediu nesta terça-feira (20) do parlamento uruguaio agradecendo “tanto reconhecimento”. “Tenho que agradecer por tanto reconhecimento. Devo agradecer porque há um tempo para chegar e outro para ir-se na vida”, afirmou Mujica, ressaltando que há 26 anos “o suportam” ali.

Presidente entre 2010 e 2015 e símbolo do combate à ditadura militar no Uruguai, Pepe Mujica, que tem 85 anos, afirmou em sua carta de renúncia que deixa o Senado, em razão de sua saúde diante da pandemia, mas não a política.

Em seu discurso, Mujica disse ainda que “há décadas não cultiva o ódio”. “Há décadas não cultivo o ódio no meu jardim. O ódio acaba sendo estúpido. É cego como o amor. Uma coisa é a paixão e outra é o cultivo do ódio”.

Por fim, Pepe Mujica conclamou as novas gerações a assumirem o protagonismo na política na “era digital”. “Eu vivi com uma definição e eles mudaram todas as letras agora. Esse é um assunto para as novas gerações”, afirmou.

“Na política existem causas. Homens e mulheres passam. Algumas causas sobrevivem e precisam ser transformadas. A única coisa permanente é a mudança”, disse, sendo aplaudido de pé.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com