Cidades

“Medicamento em casa” é ampliado no Vale do Aço

Programa “Medicamento em casa” é ampliado na Região Metropolitana do Vale do Ação

FABRICIANO – O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, anuncia a ampliação do Programa “Medicamento em Casa”. O programa, a partir desta quinta-feira (02), passa a contemplar também os pacientes portadores de Hepatite B, Hipertensão Pulmonar, Dislipidemia e Osteoporose, além dos de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O Programa contempla pacientes das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, Região Metropolitana do Vale do Aço. O programa “Medicamento em Casa”, é uma ação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em parceria com aplicativo 99 táxi e a Defesa Civil de Minas Gerais.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Fabyanna Horta Drumond, o objetivo da ampliação da cobertura das doenças é proteger o maior número de usuários possíveis, principalmente os que fazem parte do grupo de risco da covid-19.

“A entrega desses medicamentos, que são do componente especializado da Farmácia de Minas, ajuda a diminuir o número de pessoas frequentando o NAF e também o número de pessoas circulando nas ruas das cidades. Em princípio, o programa atenderia 312 pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), com essa ampliação, atenderemos pacientes que tratam de Hepatite B, Hipertensão Pulmonar, Dislipidemia e Osteoporose. A projeção agora é que o número de pacientes atendidos pelo programa no Vale do Aço chegue a 412 neste mês de julho e 600 no mês de agosto”, disse Fabyanna.

O Núcleo de Atenção Farmacêutica (NAF) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, já realizou 178 entregas até a última quinta-feira (25/06), atendendo a meta estipulada,percorrendo uma distância de 790 km dentro da Região Metropolitana do Vale do Aço.

A Coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF), ainda reforçou que o foco principal da iniciativa, desenvolvida pelo Estado em parceria com o aplicativo de mobilidade urbana, é proteger os pacientes do grupo de risco, visto que a entrega do remédio em domicílio é uma estratégia que evita o contato com ambientes externos, ajudando na redução do fluxo de pessoas e aglomerações.

Para que a entrega ocorra sem problemas, é necessário que o paciente esteja com o cadastro atualizado. Ele pode fazer isto pelos canais de atendimento: WhatsApp (31) 98282-4324 ou pelo e-mail medicamentoemcasa@saude.mg.mg.gov.br.

Assistência Farmacêutica no Vale do Aço

O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano é referência nos serviços farmacêuticos para toda a população dos 35 municípios da Macrorregião de Saúde do Vale do Aço.

Em 2019, o Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou 67.299 atendimentos, dispensou 2.260.501 unidades de medicamentos do Componente Especializado,1.539 novos processos foram deferidos e 3.455 novos processos de medicamentos foram abertos. A média de atendimentos diários é de aproximadamente 190 usuários.

Orientações

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) reforça que os pacientes que não receberem ligações de agendamento devem comparecer normalmente às farmácias regionais.

Já para aqueles que fazem parte dos grupos de risco, a orientação é utilizar o modelo de declaração autorizadora disponível no site, para designar um procurador que possa retirar o medicamento em nome do paciente.

Lista de medicamentos e doenças contemplados pelo Programa “Medicamento em Casa”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com